Ferramentas pneumáticas X elétricas: quais as diferenças e qual escolher?

Precisa comprar ferramentas e está em dúvida se deve escolher as pneumáticas ou elétricas? Com tantas ferramentas disponíveis no mercado, é normal que nos gere diversas dúvidas, o que torna a escolha um pouco mais difícil.

Por isso, neste artigo vamos te explicar as características de cada uma dessas ferramentas, para que servem e quais são as suas vantagens para que você consiga fazer a melhor escolha de acordo com suas necessidades e preferências. Continue a leitura!

O que são as ferramentas pneumáticas?

As ferramentas pneumáticas costumam ser menores que as elétricas e, por isso, são mais leves e possuem baixa vibração, pois são equipamentos que necessitam do ar comprimido para que funcionem. Além de serem mais leves, elas possuem diversas outras vantagens, como:

  • Oferecem um maior conforto e ergonomia;
  • Os custos de manutenção deste tipo de ferramenta são bem mais baixos;
  • Maior produtividade e potência;
  • São mais seguras, já que não precisam estar ligadas na tomada e podem ser utilizadas em ambientes mais quentes, úmidos ou com água;
  • Quando bem conservadas e lubrificadas, elas podem durar até 5 vezes mais do que as ferramentas elétricas.

O que são as ferramentas elétricas?

Já as ferramentas elétricas, como o próprio nome já diz, são equipamentos que necessitam de uma fonte de energia para que funcionem, seja uma tomada ou uma bateria externa. Elas são facilmente encontradas no mercado, são práticas de serem usadas e algumas de suas principais vantagens são:

  • É possível encontrar modelos com preço mais em conta ou um pouco mais alto, que são aquelas para uso profissional;
  • Versatilidade: para todo tipo de trabalho é possível encontrar uma ferramenta elétrica;
  • Realização dos trabalhos de forma muito mais rápida e prática;
  • Redução do esforço físico que antes era necessário com o uso das ferramentas manuais.

Ferramentas pneumáticas X ferramentas elétricas: qual escolher?

Tanto as ferramentas pneumáticas quanto as ferramentas elétricas são extremamente versáteis, podendo ser utilizadas em pequenos reparos, como em residências e automóveis, para artesanatos, marcenarias e também em serviços mais pesados, como nas áreas de construção civil, indústrias, oficinas mecânicas, entre outras.

Para que você consiga acertar na sua escolha, é importante que você se faça algumas perguntas:

  • O que você espera da ferramenta? Potência, praticidade, ergonomia, durabilidade ou eficiência?
  • Em qual tipo de ambiente ela será utilizada? No local tem tomadas elétricas? É um ambiente úmido ou que esteja próximo à água?
  • Para qual tipo de serviço você necessita da ferramenta?

Com essas respostas em mente, você poderá avaliar todas as vantagens e desvantagens de cada tipo de ferramenta e escolher a que mais se encaixa às suas necessidades, ao seu perfil e ao seu ambiente de trabalho.

Aqui na Cofermeta você encontra diversos tipos de ferramentas pneumáticas e elétricas, como parafusadeira, furadeira, lixadeira, esmerilhadeira, chaves de impacto, e das melhores marcas do mercado, como Schulz, Pressure, Puma, Bosch, Makita, Dewalt, Vonder, entre outras.

Acesse agora mesmo a nossa loja virtual ou visite uma de nossas lojas físicas para conferir todas as ferramentas disponíveis!

Confira as ofertas de ferramentas Gedore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.