Motosserra de combustão ou bateria, qual escolher?

As motosserras são equipamentos que ganharam popularidade devido a sua praticidade na hora de cortar árvores e troncos. Inicialmente com motores a combustão que realizam a força necessária no processo de corte de madeira. Entretanto com o decorrer do tempo e avanço da tecnologia, começou a aparecer no mercado outras opções de motosserra. Primeiro começamos encontrar motosserras elétricas, ligadas a rede de energia, agora já existem motosserras a bateria, seguindo a forte tendência das ferramentas à bateria.

Portanto vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada opção, para entender qual é a melhor escolha para você.

A força da motosserra à bateria é igual da combustão?

Como se pode imaginar atualmente existem diversos modelos no mercado entregando potências distintas. Temos motosserras à gasolina para uso esporádico, até modelos para trabalho constante. Portanto vamos olhar sobre o prisma de valores gerais, para termos uma visão ampla na hora de realizar a comparação.

Um bom exemplo que podemos dar é o crescimento de modelos de carros elétricos e sua fama de terem o torque bem alto em comparação com os motores à combustão. O mesmo ocorre com as motosserras. Em relação a potência já temos no mercado modelos equivalentes entre os dois sistemas. Basta escolher o modelo correto, que vai se adequar a sua necessidade de uso.

No caso das ferramentas à bateria é importante observar a potência em watts e voltagem de trabalho do sistema. Quanto maior esses valores, mais potente ela é. E caso você queira saber a equivalência de um modelo a combustão, basta converter as unidades de medidas, embora muitos fabricantes de modelos à combustão também informem a potência em watts.

Consumo de combustível VS consumo de bateria.

A autonomia da motosserra é um fator importante na hora de escolher, esse tipo de equipamento é comumente utilizado em lugares remotos. Imagine você em meio a uma floresta ou até mesmo em local distante de um sítio ou fazenda, na hora de cortar uma árvore nem sempre você vai ter um posto de gasolina ou uma tomada próxima.

Motosserra à gasolina tem a vantagem de você poder andar com um galão de combustível reserva para não te deixar na mão, os motores geralmente dois tempos tem até um bom consumo, podendo ser utilizado durante um bom tempo. Mas aí entra um fator que poucas pessoas levam em consideração. Vários modelos no mercado, principalmente de entrada precisam respeitar um tempo de descanso.  Isso quer dizer que não é aconselhável utilizar a motosserra sem parar por um longo período. Então por mais que você possa ter bastante combustível, precisa lidar com essa característica dos modelos a combustão.

As ferramentas de bateria também possuem a vantagem de não ter esse tempo de descanso, você pode trabalhar com elas de maneira continua.

No caso dos modelos de motosserras à bateria temos a vantagem de não depender de combustível. No ano do qual estamos escrevendo esse blog (2022) o preço da gasolina está atingindo altas históricas, isso pode refletir no bolso, no custo-benefício de escolher um modelo à gasolina. Entretanto os modelos à bateria possuem certas desvantagens, como o fato da duração da bateria não ser lá grandes coisas, sendo extremamente comum o profissional que trabalha com esse equipamento, possuir mais de uma bateria para não ficar sem trabalhar com a máquina.

Portanto é importante observar os modelos de motosserras com bateria disponíveis no mercado, veja principalmente as opções de baterias do qual você pode escolher. Lembre-se, quanto maior a amperagem maior vai ser o tempo de trabalho.

As ferramentas de bateria também possuem a vantagem de não ter esse tempo de descanso, você pode trabalhar com elas de maneira continua.

O Fator ecológico

Vale a pena comentar do impacto ecológico benéfico que a ferramenta com bateria possui em relação ao modelo de combustão. Pense comigo, se você estiver comprando uma motosserra para usar esporadicamente no sítio, fazer uma poda aqui e outra ali, talvez não perceba isso, mas lembre-se que muitas madeireiras, empresas ligadas ao corte de árvores passam por rigorosos critérios de sustentabilidade a fim de minimizar o dano ao meio ambiente, para eles é importante levar em consideração o fator ecológico.

Manutenção e durabilidade das motosserras.

Nesse quesito a vantagem das motosserras com bateria é bem grande em comparação aos modelos à combustão.

Isso vai desde a operação do equipamento até na hora de realizar as manutenções. Um motor elétrico é bem mais simples, não precisa tomar cuidados como misturar óleo no combustível, deixar gasolina parada no tanque, lubrificar diversos pontos, esperar um tempo de descanso do motor, entre outros fatores. A mecânica da motosserra elétrica é consideravelmente mais simples, possui menos peças e existem bem mais profissionais capacitados para esse tipo de tecnologia.

Claro que o cuidado é um ponto importante quando falamos sobre durabilidade, mas no geral os modelos com bateria levam vantagem.

Operação, qual é mais simples de trabalhar?

Novamente, ponto para os modelos à bateria. Para pra pensar o verdadeiro ritual que é você ligar uma motosserra a gasolina. Enquanto os modelos a bateria bastam dar um Start para funcionar. Isso sem falar na série de detalhes que precisa observar em modelos à combustão, cuidados com motor, não deixar afogar, misturar óleo ao combustível e trabalhar na rotação correta.

Também é importante considerar a poluição sonora, do qual os modelos à bateria são bem mais silenciosos. O processo de corte, o contato da corrente na madeira já é bem barulhento, com o motor a combustão então… Por isso é muito recomendável utilizar um abafador de ruídos.

Quais as melhores marcas de motosserra?

Quando falamos sobre motosserras sem dúvidas a marca mais conhecida e tradicional do mercado é a Stihl, empresa alemã presente no mercado por décadas. A stihl possui modelos à combustão e uma linha de máquinas elétricas. O grande diferencial da marca está no pós-vendas alinhado com o distribuidor.

Aqui na Cofermeta passamos por um processo de treinamento junto com a Stihl, onde aprendemos a fundo sobre as máquinas para instruirmos nossos clientes na hora da compra. Ao comprar uma máquina Stihl realizamos um treinamento técnico em nossas lojas, explicando como utilizar o equipamento e quais cuidados você deve ter. Dessa forma você já sai com a motosserra em mãos pronto para ser utilizada.

Não deixe de conferir em nosso site os modelos disponíveis e faça uma cotação conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *