Conheça as ferramentas ideais para montagem de rolamentos

Os rolamentos são peças de alta precisão e, para que tenham um bom desempenho e não causem falhas em equipamentos e máquinas, é preciso fazer a montagem correta deles, o que requer método adequado e ferramentas apropriadas.

Ao proceder uma montagem de rolamentos adequada, são poupados esforço e tempo, além de garantir a vida útil do produto. Problemas como travamento, trincas nas peças, descascamento e até quebra de rolamentos são evitados quando se conhece o procedimento correto de montagem e se utiliza as ferramentas certas e de qualidade.

Para entender um pouco mais das ferramentas utilizadas na montagem de rolamentos, continue a leitura, pois fizemos uma pequena descrição de algumas delas, suas funções e especificações. Isso ajudará a não comprometer o funcionamento dos rolamentos.

Chave de Gancho  

Chaves de ganchos são ideais para o aperto de porca com rasgos no diâmetro externo. Um dos problemas que causam danos ou diminuem a vida útil de um rolamento é levar pancadas de martelo ou similar e a chave de gancho HN-56 deve ser usada para a correta montagem de buchas e porcas.

Chave de Gancho – SKF

Calibradores de folga

Projetado para medir a folga interna do rolamento, o calibrador ou “pente de folga” mostra com alta precisão o espaço interno durante o ajuste de um rolamento e auxilia na regulagem.

Ele é composto por diversas lâminas com espessuras diferentes e pode ser encontrado no mercado no modelo com 13 lâminas de 100mm e o modelo com 29 lâminas de 200mm.

Calibre De Folga

Endoscópio de vídeo

Ferramenta com tecnologia de ponta, o endoscópio é um aparelho que faz a inspeção interna de máquinas, diminuindo a possibilidade de precisar desmontá-las.

A varredura é rápida e fácil e a função vídeo grava as imagens claras e nítidas que depois podem ser compartilhadas. O endoscópio de vídeo vai ajudar a detectar trincas, corrosões ou desgastes em vedações.

Endoscópio de vídeo TKES 10F – SKF

Luvas resistentes

No caso de montagem de rolamentos a quente, as luvas resistentes ao calor são fundamentais para a segurança e evitar possíveis queimaduras. Elas são encontradas em diversas especificações e devem ser escolhidas a depender da necessidade do usuário.

São confeccionadas com material especial, resistente ao calor e a cortes, algumas combinam a resistência também ao óleo e à água e mantêm a proteção ao calor mesmo molhadas, não soltam fiapos e são testadas e certificadas contra riscos mecânicos e térmicos de acordo com as normas técnicas.

Luva Resistente ao Calor TMBA G11 Temperatura Máxima 150 C ° – SKF

Kit de ferramentas de montagem de rolamentos SKF

Esse kit de ferramentas de montagem de rolamentos SKF dispõe de 36 anéis de impacto, 3 buchas de impacto e um martelo anti-retrocesso e foi desenvolvido para facilitar o trabalho de montagem de rolamentos cujos diâmetros de furo variam entre 10mm a 55mm. Com esse conjunto é possível fazer um bom trabalho de montagem, com precisão, agilidade e sem riscos.

O uso de ferramentas específicas para a montagem de rolamentos é muito importante, já que poupa tempo, dinheiro, otimiza o serviço e evita danos aos componentes.

Aqui na Cofermeta, você conta com uma linha completa de ferramentas como chaves de gancho, calibrador de folga, cruzetas, endoscópio, kit de ferramentas de montagem de rolamentos, luvas resistentes, régua de medição, extrator de garras e muito mais para uma montagem correta dos mais diversos rolamentos. Visite o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *