Como organizar as ferramentas da oficina

A organização de ferramentas é um fator muito importante para sua comodidade e produtividade no serviço. Ninguém consegue trabalhar por muito tempo em um ambiente do qual se sente perdido, onde precisa constantemente pausar o serviço para procurar a ferramenta que sumiu ao meio da bagunça.

Por isso vamos te ajudar mostrando algumas formas de organizar suas ferramentas.

Organizar ferramentas de acordo com o uso

Não seria justo levantar uma maré de possibilidades de organização para alguém que possui poucas ferramentas. Muitas vezes a pessoa tem um pequeno jogo de ferramentas em casa, que utiliza para algum reparo ou até mesmo um “faça você mesmo” de final de semana. Para isso o modo mais eficaz de organizar é colocando dentro de uma caixa de ferramentas.

Caixa de ferramentas

Você consegue encontrar caixas de ferramentas de diversos modelos, materiais e compartimentos.

A caixa de ferramenta pode ser útil até mesmo para quem possui uma quantidade bem grande de ferramentas, sendo comum locomover-se a lugares diferentes com frequência. Nesse caso o interessante é manter as ferramentas mais utilizadas dentro dela.

Uma boa caixa de ferramenta possui diversas partições, por isso é comum encontrarmos caixa de ferramenta sanfonada, com 3,5,7 ou mais gavetas. A caixa de ferramentas também pode ter rodinhas para te ajudar na locomoção. Sem dúvidas ela é o meio simples de juntar suas ferramentas.

Bolsa para ferramenta

A utilização da bolsa segue exatamente o mesmo princípio das caixas, o que muda mesmo é o material do qual ela é feita, geralmente de tecido, couro ou sintético. Também costuma ter várias divisórias, sua desvantagem é quando precisa transportar itens frágeis. A caixa de ferramentas possui dureza maior, aumentando a proteção. Outro fator importante é que as caixas de ferramentas costumam ter furação para colocar cadeado, aumentado a segurança contra furtos de ferramentas.

Painel de ferramentas

O painel de ferramentas é ideal para quem tem uma oficina, fixa de preferência. As ferramentas podem ficar expostas e organizadas da maneira que você achar melhor.

O grande diferencial é a exposição das ferramentas, é só bater o olho e escolher o item que precisa. Podemos encontrar o painel de ferramentas de plástico ou metal, geralmente possuem várias furações para serem anexados ganchos, suportes e pinos.

Também existem algumas bancadas de trabalho que já possuem painéis de ferramentas.

Bancada de trabalho

O local onde você vai realizar o serviço é de extrema importância, precisa ser amplo, com uma boa base, firme e durável. Uma boa bancada permite ao usuário trabalhar com mais facilidade. Criando ali seu microuniverso de trabalho, rodeado de peças e ferramentas úteis.

Para organizar ferramentas encontramos bancadas com gavetas ou armários. Também existem bancadas que já possuem um painel de ferramentas. Tudo para deixar as ferramentas a disposição.

Veja abaixo alguns modelos de bancadas:

Maleta anti impacto

As maletas anti impacto são excelentes para garantir a segurança e integridade dos itens no seu interior. Ela é muito utilizada para diversos tipos de equipamentos e produtos frágeis.

Um tipo de uso muito comum é de fotógrafos que precisam transportar câmeras, lentes e outros equipamentos eletrônicos com cuidado.

Se você tem alguma ferramenta ou equipamento frágil, a maleta pode ser o diferencial de segurança que você precisa.

Organizadores plásticos

A grande vantagem dos organizadores plásticos é a variedade de modelos possíveis de se encontrar. Geralmente são utilizados para guardar itens pequenos. São excelentes para colocar miudezas como brocas, rebites, pregos, porcas e outros.

Você pode encontrar organizador tipo maleta, de gavetas, com divisórias removíveis ou não. Confira abaixo alguns modelos que temos:

Organizador Plástico 16″ com 13 Divisões 43804/002 – Tramontina
Organizador Plástico 3 gavetas OPV-0400

Estante gaveteiro

Também é importante falar da estante gaveteiro, que de certa forma é um organizador gigante. Sua vantagem é que os módulos ou gavetas saem com facilidade, podem ser adaptados na estante com tamanhos diversos. As gavetas são baratas e podem ser repostas caso sejam danificadas ou perdidas.

Armários

Os armários garantem que suas ferramentas fiquem seguras, a grande maioria possui chave ou uma forma de colocar cadeados. Você pode encontrar de diversos tamanhos, de acordo com sua necessidade.

Gostou das nossas dicas? Aqui na Cofermeta temos uma linha completa de armazenamento e organizadores.

Clique no botão abaixo e confira nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *