Vale a pena comprar um afiador de brocas?

Para quem trabalha constantemente com brocas, sabe que mesmo comprando brocas de excelente qualidade ainda sim elas possuem uma vida útil, mais cedo ou mais tarde vão perder afiação pelo desgaste que ocorre naturalmente ao serem utilizadas.

Muitas pessoas que utilizam brocas mais baratas, que fazem trabalhos esporádicos acabam comprando brocas com uma frequência alta, justamente por não terem um recurso de afiação das brocas.

Para essas necessidades existem os afiadores de broca, equipamento do qual promete revitalizar a afiação, aumentando mais ainda a vida das brocas.

Não preciso disso, posso afiar com um esmeril…

Aqui na Cofermeta escutamos essa indagação de um cliente nosso, explicamos para ele que apesar do esmeril desbastar uma broca, você não tem a precisão correta para fazer isso no ângulo correto, ou controlar a rotação sem que superaqueça a broca destemperando-a.

Também existe o fator de segurança, segurar a broca na ponta para estabilizar ela, pode ser algo perigoso, fazendo escapulir e acabar atingindo os dedos no esmeril. Além do risco de acidentes, pode ter certeza de que o resultado não vai ser tão bom quanto de um afiador de brocas.

Os afiadores de broca são projetados para encaixar a broca no ângulo exato para afiar sem comprometer a estrutura. Isso é pensado até mesmo levando em consideração a espessura da broca.

A praticidade de se ter um afiador de brocas também deve se levar em consideração, a utilização desse equipamento é bem simples e a broca fica afiada rapidamente. Em um ambiente de trabalho onde o tempo é importante para se obter maiores resultados na produção, possuir um afiador de brocas pode ser um diferencial.

Para quem é indicado o afiador de brocas?

Sejamos justos, uma pessoa que tem um joguinho de brocas e uma furadeira simples que utiliza esporadicamente em casa, não faz muito sentido investir nesse equipamento. Como a utilização não é regular, vale mais a pena comprar uma broca nova.

Já quem lida de forma profissional e precisa realizar furos constantemente, o consumo de brocas pode ser algo a se considerar. Lembrando que existem broca simples, abaixo de R$ 5,00 e brocas com 4x, 5x o valor de uma broca comum do mesmo tipo e tamanho, devido ao material e forma de produção do qual são feitas. Nesse caso um afiador de brocas pode ser uma vantagem de custos e praticidade de poder resolver o problema ali na hora, sem esperar chegar a compra ou cuidar da reposição do estoque que vai ocorrer com uma frequência maior.

Tipos de afiadores de broca

No mercado existem diferentes modelos, marcas e capacidades.

Os mais comuns são basicamente um acessório para furadeira, onde você encaixa no mandril e a rotação da própria furadeira realiza o trabalho. A exemplo desse modelo temos o afiador de brocas de 2,5 a 10mm da Bosch.

Afiador de Brocas de 2,5 a 10 mm – BOSCH

Outro tipo de modelo bem comum é de afiadores independentes, sem a necessidade de se ter outro acessório ou ferramenta para funcionar. Os modelos mais comuns costumam trabalhar com brocas de 3 a 10mm, ou 3 a 12mm. Como são independentes deve se observar a voltagem correta na hora de comprar. Para esse tipo de afiador você também encontra rebolos para substituição, na medida que forem se desgastando.

Afiador de Broca 3 – 10MM 110V 1350RPM 95W ABV095 – VONDER

Você também encontra outros afiadores que seriam um acessório para se trabalhar junto a um esmeril, na verdade eles apenas posicionam a broca no ângulo correto. Apesar de serem baratos, a durabilidade costuma ser bem baixa.

Aqui na Cofermeta temos o cuidado de sempre trabalhar com produtos de qualidade, portanto por mais que você encontre no mercado diferentes modelos e preços, nossos afiadores já passaram por uma curadoria de qualidade junto aos fabricantes.

Se você quer conferir todos os modelos disponíveis que temos, acesse o botão abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *