Ferramentas para cortar pisos cerâmicos

A utilização de pisos cerâmicos no Brasil é extremamente popular, apesar da sua aceitação ser bem ampla mundialmente, ainda sim por questões até mesmo culturais, em alguns países não observados uma utilização tão grande quanto aqui. A associação nacional dos fabricantes de cerâmica (ANFACER) realizou um estudo em 2018 informando que o Brasil ocupa o terceiro lugar na produção mundial de revestimentos cerâmicos. A sua utilização é bem aceita em ambientes internos como piso de diferentes ambientes, banheiro, cozinha, ambientes externos como varandas, piscinas, entre outros.

Profissionais da construção civil já costumam possuir experiencia na instalação e reforma desse tipo de revestimento. Alinhados a produtos relacionados para realizar essa tarefa de instalação, temos argamassas especiais, vernizes, rejuntes e ferramentas próprias para pisos. Se você já trabalha com revestimentos cerâmicos e porcelanatos ou tem curiosidade, continue a leitura que vamos te mostrar ferramentas para lidar com instalação de revestimentos cerâmicos.

Cortar sem trincar ou rachar

Dependendo da qualidade, espessura e tipo de cerâmica é bem comum que no corte da peça possa acabar acontecendo imprevistos como quebras, rachaduras e trincas. Para isso existem ferramentas desenvolvidas para lidar com essas questões. Talvez as ferramentas mais comuns para corte de cerâmica e porcelanato sejam as máquinas para cortar cerâmica, também conhecidas como simplesmente cortadores de cerâmica. Existem diversos tipos de máquinas, sendo as mais comuns: Máquinas manuais, Máquinas elétricas.

As máquinas manuais costumam variar o tamanho, são boas para se adaptar a necessidade e transporte. Se você costuma trabalhar com cerâmicas de até 90 cm não faz sentido ter uma máquina maior, sendo que ela será mais pesada e incômoda para transporte. Já as máquinas elétricas são bem grandes, costumam ter pés, para se trabalhar a altura do usuário, sem falar no comprimento.

Cortadoras elétricas de cerâmica são ótimas para quem quer produtividade, além do fato do acabamento dela ser melhor, ela lembra muito uma cerra mármore, o corte é feito através de um disco de corte em alta rotação, enquanto a manual lembra muito o processo de cortar vidro, onde você desestabiliza a estrutura da cerâmica com um pequeno corte que causa o rachamento da cerâmica na área cortada. A cortadora elétrica tem uma precisão e acabamento melhor, tendo como desvantagem o tamanho e a necessidade de energia elétrica, dependendo do local da obra esse recurso pode ser limitado.

Máquina para Cortar Cerâmica até 1000 mm HD-1000 CORTAG
Máquina para Cortar Azulejos e Porcelanatos com Disco 220V ZAPP 1250 G2 – CORTAG

Muitos artistas utilizam máquinas manuais para realizar mosaicos de cerâmica, junto com outras ferramentas como alicate de cerâmica, que possibilitam realizar cortes retos, com uma maior precisão mesmo em pedaços pequenos, vantagem do qual a cortadora elétrica não dispões por conta do seu tamanho.

Outro tipo de ferramenta muito utilizada é a serra mármore com disco diamantado. Pelo tamanho da máquina e facilidade de uso é a mais comum que você pode ver em obras. Os discos diamantados são fáceis de encontrar, com grandes opções de tamanhos e modelos. Alguns fabricantes costumam oferecer discos próprios para cerâmica, mas geralmente tem uma amplitude maior de uso, podendo ser utilizados em mármore, granito, concreto, tijolo, telha, pedras e outros.

Ferramentas auxiliares

Além da máquina de cerâmica, serra mármore e cortadora de cerâmica manual, existem outras ferramentas que auxiliam muito no trabalho, como o alicate já citado acima. Também é possível encontrar no mercado ferramentas interessantes como ventosas para manusear a cerâmica, martelos de borracha para bater no revestimento sem que ele quebre, raspadores de rejunte para o acabamento, Kit de nivelador de piso e ferramentas bem novas no mercado como a máquina de assentar piso.

Maquina de Assentar Piso à Bateria 12V 2,2 AH com Ventosa MAP120 – VONDER

Vamos destacar essa máquina, que é novidade aqui na Cofermeta e pode gerar um grande ganho na produtividade de profissionais que realizam instalações de pisos. Através da vibração ela ajeita o piso com muita facilidade. O usuário pode regular 5 níveis de vibração e funciona a bateria. Se ficou curioso e quer saber mais sobre essa novidade clique no botão abaixo:

Todas as ferramentas citadas nesse artigo você encontra em nosso site, trabalhamos com as melhores marcas do mercado, como Cortag e Vonder. não deixe de conferir nossas ofertas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.