O que é um Termo Higrômetro ?

A temperatura do local pode ser um fator muito importante para diversas aplicações e necessidades. Em conjunto com a temperatura a umidade do ambiente também representa grande significância.

Em determinados nichos onde a armazenagem deve ser realizada em locais apropriados é de extrema importância ter um dispositivo capaz de monitorar esses valores, a fim de preservar os insumos e produções.

Para isso existe o termo higrômetro, aparelho que realiza a medição da temperatura e umidade do ambiente.

Termo higrômetro é a mesma coisa de termômetro?

Um termômetro comum realiza a medição apenas da temperatura do local. Já o termo higrômetro trabalha em conjunto monitorando a temperatura e a umidade relativa do ar.

Atualmente existem diferentes modelos no mercado, sendo a grande maioria digitais, onde possuem uma gama de recursos para monitoramento. Memória para guardar as medições, picos de valores, sensores internos e externos, iluminação, conexão externa com computadores através de bluetooth ou USB, entre outros recursos.

Onde o termo higrômetro pode ser utilizado?

Vale a pena lembrar que existem modelos para ambientes internos e externos, ou até mesmo com ambos os recursos. Portanto a gama de aplicação é bem extensa. Mas vamos pontuar as principais utilizações do termo higrômetro:

Ambientes internos

Temperatura ambiente para aquários

Temperaturas internas de salas

Temperatura de armazéns onde necessita esse tipo de cuidado

Transporte de cargas (principalmente com câmera fria)

Data centers – Computadores e eletrônicos devem evitar ambientes quentes

Ambientes externos

Esse recurso é feito através de uma sonda geralmente acoplada ao termo higrômetro, a sonda consegue suportar climas mais adversos, já que foi projetada para ambientes externos onde encontramos variados níveis de umidades, altas temperaturas e chuva, do qual poderiam danificar um termo higrômetro de uso interno.

Freezers

Laboratórios

Transporte

Lavouras

Estufas

Câmaras frias

Caixas de isopor para condicionamento

Quais as melhores marcas de termo higrômetro?

Apesar de existirem várias marcas no mercado, é sempre bom trabalharmos com marcas de confiança especialistas no segmento atuante. Seguindo esse critério a Cofermeta é distribuidora de marcas como: Minipa, Fluke e Incoterm. Todas essas marcas possuem termo higrômetros de excelente qualidade, com certificado de aferição de fábrica.

O que devo me atentar na hora de escolher um termo higrômetro?

Na hora de comprar o seu aparelho é bom levar em consideração alguns aspectos para adquirir o produto ideal a sua necessidade.

O primeiro aspecto a se observar é se ele deve realizar a medição em ambiente interno ou externo. Vale a pena ressaltar que temos vários modelos que realizam as duas funções, com pouca diferença de preço.

Pensar em qual local você deseja deixar o aparelho pode ser importante, pois você vai precisar levar em consideração o tamanho do sensor e o tamanho do display para garantir uma boa visualização. Dependendo da situação, em um local onde a luminosidade não é boa, considere também comprar um modelo que tenha o display iluminado.

 A alimentação também é importante, confira se ele trabalha com pilhas ou outros tipos de baterias, veja se o custo-benefício vai te atender. Geralmente os fabricantes informam o tempo de duração utilizando o meio energético dele.

Se você pretende trabalhar com referências pré-definidas, confira se a capacidade de medição do termo higrômetro vai te atender. Fator associado a isso é a resolução e precisão do aparelho, onde monitoramentos mais precisos podem exigir maior cuidado.

 Comprar termo-higrômetro digital

Na Cofermeta temos vários modelos de termo higrômetro digital. Convidamos a você conferir nossa linha de produtos clicando no botão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *