Blog Cofermeta
Serras copo
Serra copo e acessórios

Aplicações de serra copo, como escolher o melhor tipo para sua necessidade

A serra copo é uma ferramenta extremamente utilizada em diversos segmentos, desde marcenaria até construção civil. O seu nome faz alusão ao formato do corte que ela realiza, circular, como um copo.

Fato é que existe no mercado uma gama muito grande de opção e marcas, cada uma servindo a um tipo de propósito específico ou até mesmo generalista. Se você já teve alguma dúvida na hora de escolher qual tipo de serra copo é melhor para sua necessidade, acompanhe nossas dicas abaixo.

Apesar de muitas pessoas utilizarem a mesma serra copo para diversas aplicações, encontramos no mercado produtos específicos para cada uma delas, isso ajuda na durabilidade e produtividade do seu serviço. Portanto vale a pena entender as diferenciações.

A maneira mais simples de entender qual o melhor tipo, é através do seu objetivo de furo/corte. Portanto vamos separar de acordo com o material do qual você vai trabalhar.

Furar madeiras, compensado e MDF com serra copo

Na hora de realizar a furação, a serra copo para madeira geralmente é conhecida como Serra copo de videa, ou multi. Além de madeiras, ela lida muito bem com placas de MDF, plásticos, gesso e tijolo.

Sua vantagem é a grande gama de materiais que podem ser trabalhados, sua durabilidade é muito boa, já que ela possui tratamento especial para resistir temperaturas altas devido ao atrito.

O formato dos dentes e quantidade também influenciam muito no uso, portanto esse tipo de serra copo tem todos os cuidados para se atingir o melhor desempenho possível.

Furar Metais em geral

Serra copo para ferro, metais e aço, são dos tipos mais comuns a encontrar no mercado, o tipo de serra copo para esse tipo de necessidade é a serra copo bi-metal. Elas são feitas com dois tipos de aços (bi-metais), onde geralmente a ponta, a área de corte e atrito, possui algum tipo de tratamento diferenciado para melhor rendimento.

A serra copo para metal geralmente aguenta altas rotações. Além de lidar com metais, você também pode utilizar com alumínio, gesso, madeira, PVC e materiais não ferrosos. Lembrando que existem outros tipos de serra copo mais adequadas para esses tipos de aplicações.

Furar Cobre, alumínio e zinco

A serra copo de metal duro é um tipo mais incomum, geralmente utilizada em necessidades de cunho profissional, por conta dos materiais do qual ela trabalha. Sua produção envolve carvão de tungstênio de alto desempenho, do qual possibilita alta dureza na serra copo, portanto para furar materiais mais rígidos ou até mesmo abrasivos, ela possui um desempenho melhor.

Muitas pessoas utilizam serra copo para aço e metais para esse tipo de serviço também, em tese, dependendo da situação elas podem atender, mas a serra copo de metal duro tem uma performance consideravelmente melhor.

Furar concreto, mármore, granito e pedras diversas

A serra copo diamantada é um dos modelos mais comuns, muitos profissionais da construção civil trabalham com ela, principalmente quem lida com acabamentos. Imagine realizar uma furação na parede ou cerâmica, para colocar a torneira, cano do chuveiro ou registro de água. Esse tipo de serra copo é o ideal para esse tipo de trabalho.

Ela também tem ótimo desempenho com plásticos reforçados, amianto e materiais abrasivos de modo geral.

A busca de serra copo para concreto também é bem frequente, para lidar com esse tipo de material, a serra copo diamantada pode atender muito bem.

Serra copo para parede, Serra copo para porcelanato e serra copo para cerâmica, é do tipo diamantada!

Acessórios para serra copo

Os acessórios também podem ajudar bastante ao realizar suas tarefas que precisam de uma serra copo. Portanto vamos te apresentar alguns.

Broca piloto

Dependendo da superfície a ser furada, a serra copo pode acabar escorregando, escapulindo. Você pode acabar danificando o material a ser furado, arranhando, riscando, ou cortando no local errado. Por mais que você possa sinalizar antes o local com a ajuda de uma caneta ou lápis de carpinteiro, a precisão inicial não é boa.

A broca piloto é justamente para fazer um furo inicial, um guia para você completar o furo com a serra copo.

Suporte de fixação

O suporte de fixação é primordial para alguns tipos de serra copo que não possuem haste de encaixe, com o suporte você pode colocar a serra copo acoplada na hora de utilizar junto a furadeira. Alguns modelos você consegue colocar a serra copo e a broca piloto.

Ejetor de resíduos / Ejetor para serra copo

Dependendo da espessura do material é comum que ele agarre ao fundo da serra copo, tornando-se um incomodo na hora de tirar. Imagine você parando o trabalho para tirar a serra copo do seu suporte só para remover o material que ficou dentro dela.

O Ejetor para serra copo ajuda justamente com isso, através de uma mola ele expulsa o material residual automaticamente.

Haste extensora / Haste adaptadora para serra copo

As hastes adaptadoras são muito utilizadas com serra copo diamantada, com ela é possível realizar um furo mais profundo, encaixando a serra na ponta e a outra extremidade, colocando na furadeira. Também é um modo de utilizar a serra copo com furadeiras e marteletes de encaixe SDS/PLUS.

Serra copo e acessórios

Se você gostou das nossas dicas e quer se aprofundar ainda mais, temos o material abaixo de serra copo Starrett, com um excelente guia de uso das serras copos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *