Qual a diferença entre Talha de corrente manual, Talha alavanca e Talha tirfor?

Inicialmente todas essas talhas servem para o mesmo propósito, erguer ou puxar cargas. Algumas delas são desenvolvidas para facilitar a aplicação e uso em diferentes situações, podendo ser um grande diferencial até mesmo na locomoção de itens grandes e pesados.

Sua utilização é comumente vista em ambientes fabris e industriais. Arrastes de carga a longas distâncias, montagens industriais de estruturas, levantamento de cargas, operações portuárias, logística e agricultura são os segmentos que mais utilizam esse equipamento. Justamente pela gama de possibilidades que podemos nos deparar, existem tipos diferente de talhas, do qual vamos aprender ao decorrer desse blog.

Sobre a talha manual

A talha manual ou talha de corrente manual tem sua estrutura com dois ganchos de trava, um na parte superior onde a talha é posicionada, e outro na ponta da corrente onde a carga vai ser anexada. O ponto principal a ser analisado na hora de escolher a talha manual de corrente, é o peso suportado e tamanho da corrente. Geralmente esse tipo de talha não possui trava nela, já que a talha costuma ficar em um local alto, de difícil acesso. O içamento da carga deve ser feito de forma manual, pelas correntes.

As principais marcas de talhas de corrente manual são: Berg Steel, Kito e Vonder.

Talha alavanca

A talha alavanca ou talha manual de alavanca, geralmente são utilizadas em içamentos de alturas menores, já que você precisa ter acesso a alavanca que fica no corpo dela. O seu funcionamento lembra uma catraca, onde a alavanca trava a cada força aplicada, dessa forma ela é bem segura para içar a carga e segurar no ponto desejado. Ela também conta com dois guinchos com travas, um para na parte superior onde a talha vai ser posicionada e outro na ponta da corrente para anexar ao material a ser erguido. O critério de escolha também deve levar em consideração a capacidade de carga e o tamanho da corrente. Geralmente as talhas alavanca são encontradas com correntes menores em comparação com as talhas de corrente manual.

As principais marcas de talhas alavanca são as mesmas: Berg Steel, Kito e Vonder.

Talha tirfor / Guincho alavanca tirfor

As talhas Tirfor ou simplesmente tirfor, diferentemente dos outros modelos citados acima, costuma trabalhar com cabo de aço ao invés de corrente. O ponto positivo dela é que você encontra em comprimentos maiores de cabo em relação a outros modelos. O tirfor lembra um pouco a talha alavanca, justamente por também possuir uma alavanca. O funcionamento é até parecido, mas o tirfor geralmente é mais utilizado para puxar cargas na horizontal, ao contrário da talha alavanca que além de possuir um cabo menor (corrente), ela é mais utilizada para erguer a carga na vertical. O tirfor também conta com um cabo extenso, onde alguns modelos costumam ter prolongador para gerar um efeito alavanca maior, reduzindo o esforço utilizado para puxar a carga.

As principais marcas são: Berg Steel e Vonder.

Resumo para fixação

Talha manual:

Precisa erguer uma carga para uma grande altura? Avalie a compra de um guincho talha manual.

Procura um equipamento de baixa manutenção? Talha de corrente manual.

Talha alavanca:

Precisa erguer uma carga com altura pequena ou média, com processo de catraca? Avalie a talha de alavanca. 

Vai elevar uma carga em local de difícil acesso, precisando instalar em pontos diferentes? Opte pela talha alavanca.

Tirfor:

Precisa puxar cargas na horizontal? O tirfor é melhor neste caso.

Vai trabalhar com cargas que precisam ser puxadas a longas distâncias? Talha tirfor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *