Estações de solda, para que servem, como escolher ?

Profissionais de eletrônica sempre lidam com solda, na hora de retirar os componentes eletrônicos é preciso contar com um bom equipamento para aumentar a produtividade e praticidade. Tendo esse ponto em mente vamos abordar sobre estações de solda no post de hoje.

Cada vez mais os aparelhos eletrônicos estão inseridos em nossa vida, muitos produtos que antigamente tinham apenas um esquema elétrico simples, hoje já começam a se modernizar. Se antes para abrir uma porta precisava de apenas uma chave, hoje já temos abertura por biometria. Tudo isso graças a engenharia eletrônica, mecatrônica, mecânica e elétrica.

É natural que devido ao aumento do consumo desses itens, também apareça uma demanda maior para manutenção. Com isso os técnicos em eletrônica estão cada vez mais presentes no mercado. Praticamente em toda cidade, geralmente no centro comercial, possui alguém que conserte celulares. Esses profissionais precisam de bons equipamentos de trabalho, inferindo até mesmo na qualidade, no resultado de suas manutenções.

Seguindo esse exemplo, a estação de solda para celular pode ajudar muito na retirada de componentes minúsculos, estes dos quais nem sempre um ferro de solda comum consegue realizar o procedimento necessário. Para entender essa diferenciação entre ferro de solda e estação solda, vamos explicar logo abaixo.

Ferro de solda x Estação de solda

Para ser bem direto, o princípio dos dois é o mesmo. Ambos possuem uma resistência que quando aquecida, esquenta a ponta e permite derreter a solda, podendo realizar a soldagem ou retirada de um componente. A diferença é que a estação de solda é mais completa, seja ela simples ou sendo uma estação de solda com soprador.

Estação de solda e retrabalho possui um ferro de solda com temperatura regulável, do qual é muito importante dependendo do tipo de eletrônico que você pode trabalhar. Alguns componentes não suportam altas temperaturas e podem acabar estragando, ou pode acontecer da própria placa ou circuito eletrônico sofrer por conta da temperatura excessiva.

Abaixo temos o exemplo da estação de solda hikari digital, que permite regular a temperatura. No caso do modelo HK-930, sua temperatura varia de 160°c a 520°c.  Ela é considerada uma estação de solda simples, pois não possui o soprador de ar quente.

A estação de solda e ar quente, também reconhecida como estação de solda profissional, além do controle de temperatura, possui a função do soprador de ar quente. Esse adicional é essencial par quem trabalha com ressoldagens, troca de componentes comuns, componentes SMD ou PTH. No caso da remoção de circuitos integrados SMD, é muito difícil retirar sem a ajuda desse soprador, pois esses componentes possuem várias pernas ou pontos de ligação com a placa, muitas vezes abaixo do próprio componente, onde um ferro de solda comum não conseguiria acessar. Para isso a remoção com ar quente existe, você consegue derreter vários pontos de solda de uma só vez. Para quem lida com manutenção de celulares é praticamente impossível trabalhar sem uma estação de solda e retrabalho completa.

Exemplo de um circuito integrado, veja a quantidade de terminais que ele possui.

Quais são as melhores marcas de estação de solda?

Atualmente no mercado é possível encontrar diversas marcas de estação de solda simples ou estação de solda e retrabalho, que é a opção com soprador. Mas a verdade é que pelo fato de ser um equipamento que vai ter um trabalho constante, vital para realizar manutenções, não vale a pena sair comprando qualquer produto.

Existem marcas no mercado de bastante confiança, presentes aqui no Brasil há vários anos. Estação de solda Weller é um exemplo de estações de confiança, assim como estação de solda Hikari, que é uma marca especializada nesse tipo de produto, voltados para eletrônica em geral. Outra marca muito popular é a AFR que também possui uma linha incrível voltada para eletrônica.

Aqui na Cofermeta você encontra todas essas marcas. Consulte o botão abaixo para verificar nossos modelos de estação de solda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *