Macacos hidropneumáticos, qual a diferença, vantagens e desvantagens?

O macaco hidráulico é um equipamento bem comum, sempre presente em oficinas mecânicas, borracharias, centros automotivos, até mesmo em casa ou no porta-malas do carro. Dentro da gama dos macacos hidráulicos existem vários modelos como Jacaré, garrafa, sanfona e outros. O proposito deles é o mesmo, erguer uma grande quantidade de peso, impossível para um ser humano sem a ajuda desse equipamento.

Diferentemente de um macaco que você deixa dentro do carro, os macacos hidropneumáticos visam um uso mais profissional, tendo como um grande diferencial a rapidez no trabalho e a leveza no esforço físico. Enquanto os usuários de um modelo convencional usariam o macaco somente em situações de urgência como um pneu furado, profissionais da área muitas vezes precisam realizar essa tarefa constantemente, como por exemplo um borracheiro que sempre precisa erguer o carro ou caminhão antes de fazer qualquer procedimento.

 Nesse quesito os macacos hidropneumáticos ganham com facilidade. Ligados a uma fonte de ar comprimido não é preciso fazer repetidos movimentos de alavancagem para subir o pistão do macaco. Apenas apertando o gatilho do ar e liberando a chave no macaco, o problema já estará solucionado.

Em comum com os macacos hidráulicos convencionais o hidropneumático trabalha com o mesmo princípio, conhecido como “Princípio de Pascal”. Basicamente esse princípio realizado pelo matemático francês Blaise Pascal, diz que a pressão aplicada num ponto de um fluido em repouso transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido. A diferença dele está apenas no acionamento, na aplicação da força.

Na imagem abaixo temos um esquema técnico do macaco hidráulico comum, que utiliza a alavanca para bombear o óleo até os êmbolos, assim elevando o pistão.

Macaco hidráulico convencional

No macaco hidráulico hidropneumático essa parte da alavanca não existe, quem bombeia o óleo é a força da fonte de ar comprimido, geralmente de um compressor de ar.

Geralmente é encontrado no mercado macacos com as seguintes capacidades:

  • macaco hidropneumático 25 ton
  • macaco hidropneumático 30 ton
  • macaco hidropneumático 35 ton
  • macaco hidropneumático 50 ton

A desvantagem desses macacos é a dependência de uma fonte de ar comprimido. Portanto para aplicações externas fora de uma oficina, pode não ser o ideal.

Aqui na Cofermeta você encontra macaco pneumático / Hidropneumático das melhores marcas como: Bovenau e MCM.

Consulte o link abaixo e confira nossos modelos:

https://www.cofermeta.com.br/loja/busca.php/hotsite/macaco-pneumatico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.