Esmerilhadeira, Lixadeira e Politriz QUAL A DIFERENÇA?

Você sabe a diferença entre a politriz, esmerilhadeira e lixadeira? Apesar de fisicamente essas máquinas serem muito semelhantes, existem diferenças práticas entre elas.

Existem modelos propícios para cada função. Embora seja comum as pessoas comprarem uma esmerilhadeira para lixar ou polir, existem ferramentas próprias para cada função. Ao final desse conteúdo será possível identificar suas diferenças e aferir qual equipamento é ideal para o seu uso.

Politriz

A politriz roto orbital além do comum trabalho de rotação, também faz o movimento de oscilação. Ela trabalha em média entre 600 / 3.300 Rpm, que é considerada uma rotação baixa, ideal para realizar o polimento. Essas máquinas geralmente possuem controle de velocidade para se trabalhar diferentes camadas de polimento.

Encontramos a Politriz em tamanhos de 4.1/2” e 7” polegadas, onde a menor é indicada para polir pequenas áreas como para-choques, motos e realizar trabalhos detalhados. Já a politriz de 7” é indicada para grandes áreas, como as laterais, capô e teto dos carros.

Politriz angular 5″ PAV600 – VONDER

Lixadeira

Diferentemente da politriz, a lixadeira é considerada como um equipamento de rotação média. Trabalhando por volta de 4.000 / 6.500 Rpm, sua aplicação como o nome bem diz é indicada para lixar, podendo ser desde madeira, plásticos, metais, pedras e outros. Geralmente elas não possuem controle de velocidade e o seu acabamento obviamente não é tão perfeito comparando com a politriz. Em teoria se uma lixadeira tiver uma rotação menor (poucos modelos no mercado têm essa opção de regular RPM), também poderia ser utilizada para polir. Vamos encontrar no mercado modelos de 4.1/2” e 7” polegadas.

Lixadeira angular 7″ SA7021 – Makita

Esmerilhadeira

A mais rápida entre elas, trabalhando em faixas de rotação entre 10.000 / 12.000 Rpm para modelos de 4.1/2” e 5” polegadas. No caso das esmerilhadeiras notamos uma variação média de rotações de acordo com o tamanho delas. Uma de 7” teria algo na faixa de 8.000 Rpm e 9” 6.500 Rpm. Existe no mercado modelos que possuem controle de velocidade, podendo aplicar outras tarefas além de esmerilhar, como lixar e polir. O controlador de velocidade costuma ser chaveado, então dependendo do polimento nem sempre será possível fazer camadas com várias rotações, já que a velocidade vai ser travada de acordo com o modelo do fabricante.

Esmerilhadeira Angular 4.1/2″ GWS850 – BOSCH

Portanto você já percebeu que o grande lance é a velocidade de trabalho, certo? De fato, é o principal fator. Entretanto pode existir outras variantes também, como o ângulo de inclinação do disco, peso, encaixes dos discos e lixas que podem influenciar no uso.

Equipamentos como a esmerilhadeira que possui maior velocidade, pode se adaptar a outras funções desde que tenha o controle de velocidade. Caso seja utilizada com alta rotação para polir, pode até queimar a superfície devido ao elevado atrito da velocidade de rotação. Então para não ficar na dúvida, abaixo listamos o que pode ser feito com ela:

Caso pegue uma politriz ou lixadeira e tentar fazer o serviço da esmerilhadeira que possui maiores rotações, além do serviço demorar mais, vai acontecer um estresse desnecessário no equipamento, diminuindo a vida útil dele.

Se ainda tem dúvidas, dá uma olhadinha no vídeo abaixo que realizamos para sanar de vez essa questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *