Conhecendo o pirógrafo, modelos e suas vantagens.

A pirografia é uma arte do qual o artista marca a superfície de materiais através de calor, fogo. Apesar da definição ser ampla, o nome pirografia é associado a gravação de madeira através do pirógrafo, máquina elétrica que possui uma resistência elétrica destinada para gravação.

Embora massivamente a priografia seja conhecida pela arte e artesanato envolvidos no processo de gravação, pode se ter uso prático com ela. Como por exemplo a necessidade de apenas gravar, identificar algo em uma superfície. Também podem ser realizados cortes, como em plásticos e fibras plásticas onde o corte não desfia, não racha ou trinca.

O pirógrafo é um aparelho de simples funcionamento, basicamente ele trabalha com um transformador de alta corrente que envia essa energia para a resistência elétrica, que realiza a conversão de energia elétrica em energia térmica. Por se tratar de um item que lida com altas temperaturas e amperagens, costumam serem produzidos com materiais isolantes e que suportam temperaturas elevadas. O modo de funcionamento do pirógrafo é o mesmo de um ferro de solda.

Tipos de pirógrafos

Encontramos facilmente no mercado dois tipos de pirógrafos: Tipo caneta / ferro de solda, e o pirógrafo com transformador. O primeiro tipo é mais fácil de se encontrar, até pelo valor que geralmente é mais em conta, entretanto existem grandes limitações para quem deseja usar de maneira artística, já que ele não possui regulagem de temperatura. Assim como um ferro de solda você o compra já com a potência definida, onde na grande maioria das vezes é limitada a 30W, que atinge uma temperatura baixa para determinas serviços. Esse modelo é mais indicado para realizar apenas gravações.

Já o pirógrafo de transformador é um equipamento mais versátil. Costumam ter regulagem de temperatura, caneta com proteção térmica mais eficiente, chaveamento 110/220v. uma diferença bem grande entre esses modelos é que o pirógrafo com transformador trabalha com a ponta de fio de uma liga que mistura níquel com cromo. Esse fio pode ser modelado de diversas formas, assim fazendo gravações variadas. Veja o exemplo abaixo:

Tipos de pontas

O controle de temperatura permite ao artista realizar degradês de tonalidades, técnica muito utilizada no realismo. Ao deixar a ponta mais quente, a gravação é mais profunda, a queima da madeira é maior, assim deixando uma coloração escura, preta. Já com temperaturas mais baixas a madeira fica com tonalidades mais claras.

Dentro da categoria de pirografos de transformador, existem linhas como escolares, hobby e industrial. A diferença entre as linhas é a temperatura atingida, controle de potência e a linha industrial que geralmente contam com duas canetas, enquanto você utiliza uma descansa a outra.

Apesar de ser muito utilizado na gravação de madeira, ele também pode ser utilizado para gravar couro, papel, EVA e outras superfícies.

Qual modelo escolher?

Sem rodeios, vamos ser direitos! Se você precisa apenas gravar uma superfície, o pirografo tipo caneta vai ser melhor, custo menor, mais prático. Agora, se deseja trabalhar com artesanato e arte, o pirografo de transformador é a escolha certa. Além de ser muito mais versátil, você vai contar com uma comunidade online de outros artistas e artesões que trabalham com esse tipo. O conteúdo, troca de experiencias é bem maior.

A Palante é uma marca brasileira muito tradicional no mercado, especializada em produzir pirografos com mais de 48 anos de experiência. Você encontra modelos de uso “escolares” como o pirografo escolar EM-06  para iniciantes, até modelos mais robustos para uso industrial como o pirografo profissional PM-13.

Se você busca realizar trabalhos artísticos e artesanato, vou te indicar um excelente modelo, é o mais vendido aqui na Cofermeta para esse tipo de uso. Pirografo palante AM-12 Bivolt.

Olha só o que é possível fazer com o modelo AM-12:

Cachorrinho feito com o pirógrafo Palante AM-12
Mico Leão feito com pirógrafo Palante

Então, já tinha ouvido falar de pirografo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, precisa de uma indicação de qual modelo comprar, entre em contato conosco, clique no link abaixo e confira os nossos modelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *