Blog Cofermeta

O que preciso comprar para montar uma serralheria?

Se você está pensando em montar uma serralheria, mas tem dúvidas de quais ferramentas e equipamentos comprar, montamos esse post para te ajudar a nortear o projeto.

Quais ferramentas são indispensáveis em uma serralheria?

Para se lidar com metais, aço e chapas, é imprescindível que você tenha uma boa máquina de solda, do qual consiga operar por um bom tempo sem comprometer o rendimento do seu trabalho, portanto o primeiro equipamento que se deve preocupar é uma boa máquina de solda ou inversora.

Algumas marcas como a ESAB tem equipamentos projetados buscando atender justamente esse público. A exemplo, ela desenvolveu o modelo “ Bantam Serralheiro”  Que apesar de ser uma máquina de 250A, consegue ter uma versatilidade muito boa, principalmente pelo seu tamanho que tem ótima portabilidade. Imagine na hora que você precisar soldar um portão ou janela na casa do cliente, ficaria fora de mão transportar uma máquina de solda grande, certo?

Vale a pena lembrar que trabalhamos com diversas marcas e modelos diferentes, você pode entrar em contato conosco através do site e solicitar ajuda a nossa equipe de atendimento para identificar a melhor máquina para você.

E pensando na segurança, para se trabalhar com máquinas de solda ou inversoras, é preciso ter uma boa máscara de solda, pense em investir também em luvas e um avental. Quanto mais segurança, melhor.

E não se esqueça dos eletrodos! Se você for utilizar uma grande quantidade ou morar em um local com alta umidade do ar, a estufa também poder interessante.

Tão importante quanto soldar é cortar

Ferramentas e equipamentos de corte eficientes são importantíssimos em uma serralheira, portanto investir em uma boa esmerilhadeira e uma serra rápida ou policorte é algo do qual se deve ter atenção.

Quando falamos sobre esmerilhadeiras, devemos lembrar que existem tamanhos diferentes, geralmente de 4.1/2” ou 7”. Para começar, a esmerilhadeira de 4.1/2” é indispensável, mas talvez vale a pena ter em duas medidas dependendo do tipo de serviço que deseja realizar.

O diferencial das serras rápidas ou policorte é a precisão do qual elas conseguem realizar o corte. Como elas possuem uma base e trabalham sob um eixo vertical, o corte consegue ser realizado perfeitamente, dentro do esquadro necessário para alguns tipos de trabalhos. A desvantagem delas sobre as esmerilhadeiras é a portabilidade e versatilidade, sendo que com as esmerilhadeiras você também pode desbastar e lixar utilizando os discos apropriados.

Outro tipo de serra que também pode ser bem aproveitada dentro de uma serralheria é a tico-tico, alinhadas com a lâmina correta, podem ser uma grande diferencial na produtividade.

Uma boa base de apoio é muito importante na serralheria

Para apoiar as chapas, tubos e ferramentas, você precisa de uma bancada e um torno. Na hora de segurar os itens, não tem jeito, o torno de bancada vai ser crucial. Você pode encontrar tornos fixo ou com base giratória, de diversos tamanhos e modelos. Não ignore a importância de um bom torno e uma boa bancada de trabalho.

Uma dica muito importante na hora de escolher uma bancada é ter cuidado com o isolamento dela. Alguns profissionais gostam de trabalhar com bancadas de tampão de madeira ou uma camada de manta plástica. Não quer dizer necessariamente que se você trabalhar com uma bancada de metal vai tomar choque, isso depende muito do setup utilizado, condições dos equipamentos e outros fatores, mas é sempre bom tomar cuidado com esses tipos de coisas.

 Dependendo do modelo elas também podem ajudar na organização do ambiente de trabalho, aqui na Cofermeta você encontra bancadas com portas e gavetas.

Furadeira para serralheria

Realizar furos será uma tarefa constante no serviço, portanto é preciso adquirir uma boa furadeira. O ideal é possuir dois tipos, uma furadeira manual de preferência com o recurso de impacto e uma furadeira de bancada. Dependendo do furo, da espessura do metal a ser furado, a furadeira manual não vai entregar o mesmo resultado e precisão de uma furadeira de bancada que geralmente possuem mais força e uma incomparável precisão.

Lembre-se de comprar também um bom jogo de brocas e serra copo.

Acabamento de peças na serralheria

Para que você tenha um trabalho profissional, o cuidado na hora de finalizar as peças é muito importante, ninguém gosta de rebarbas, grandes porosidades, bolos de solda e respingos. Para isso é importante ter equipamentos e ferramentas certas para lidar com isso.

O moto esmeril é um bom exemplo de equipamento importante, além de lidar com rebarbas, você pode desbastar as peças para assentarem melhor nos encaixes a serem soldados, serve até mesmo para amolar outras ferramentas de trabalho. É bem interessante que você tenha também rebolos e escovas de aço para o esmeril.

Lixadeiras também são indispensáveis, sejam angular, de cinta, ou pneumática. Dependendo do modelo de esmerilhadeira (que possuem regularem de velocidade) também podem ser utilizadas como lixadeira angular.

Ferramentas úteis para serralheira

Além dos equipamentos descritos acima, vale a pena pensar em algumas ferramentas que podem ser úteis no dia a dia. Vamos listas abaixo algumas ferramentas interessantes para uma serralheira.

  • Tesoura para chapas
  • Esquadros, esquadros magnéticos
  • Paquímetros
  • Trena
  • Escala metálica
  • Limas
  • Martelos e marretas
  • Lubrificantes
  • Machos e vira machos
  • Cossinete
  • Alargadores
  • Grampos

Todos esses itens você encontra na nossa categoria de Solda e corte. Para visualizar você pode clicar aqui.

Gostou das dicas? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco que vamos te ajudar com o maior prazer a montar sua serralheira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.