Ferramentas de corte, estiletes e facas de precisão

O ato de cortar é algo cotidiano em nossas vidas, pegar uma faca para cortar o pão no café da manhã, uma folha que precisa ser redimensionada, uma encomenda que acaba de chegar na sua casa e você precisa abrir.

Por mais que “cortar” pareça algo simples, em alguns setores de atividades profissionais pode ser mais criterioso do que parece.

Identificar a forma de corte e a ferramenta certa para isso, pode resultar em ganhos de produtividades e segurança no trabalho. Portanto vamos aprender um pouco mais sobre as ferramentas adequadas para cada tipo de corte.

Tesoura, faca ou estilete?

Obviamente não vamos comparar uma faca com o uso de um estilete para se cortar um pedaço de bife, mas pode acontecer uma pequena confusão como: É melhor cortar determinado plástico com um estilete ou uma tesoura? Vamos sempre abordar essas dúvidas sob um olhar técnico, buscando o melhor rendimento para atividade. Em casa uma faca pode ser versátil para perfurar, cerrar, cortar rasgar, mas em um ambiente de trabalho é sempre bom trabalhar com as ferramentas corretas.

Tesouras, precisão para cortes pausados

Aqui na Cofermeta trabalhamos com diversos tipos de tesouras, desde uma simples tesoura escolar, tesouras para alfaiates e para se cortar chapas.  O que todas elas possuem em comum é a característica de conseguir um corte preciso sem precisar de realizar movimentos bruscos e longos. Basicamente a tesoura é formada por duas lâminas, duas facas por assim dizer. A maneira de corte dela é pressionando, colocando força de uma lâmina contra a outra.

Então vamos fatiar esse tema para simplificar o entendimento.

Tesouras domésticas de uso geral

Geralmente fabricadas em aço inoxidável ou aço carbono. Cabos plásticos para melhor conforto, dependendo do modelo podem ter uma angulação entre o cabo e lâmina para tornar a pegada mais anatômica.

Tesoura Escolar 5″ 25901/105 – TRAMONTINA PRO

Como o seu perfil é multiuso, podem cortar muito bem papel, tecidos, plásticos e outros. Se você pensar, então por que existem outros tipos se essa é de uso geral? A diferença é na durabilidade da afiação de corte para a atividade a ser realizada. Por exemplo, uma tesoura de uso geral vai cortar tecido, mas pode perder o fio mais rápido do que uma tesoura própria para isso. Sem falar no formato das tesouras que podem ser diferentes, buscando melhor aplicabilidade.

Tesouras para costura

Tesoura de costura embora seja também utilizada para vários outros tipos de uso, são adequadas para essa atividade pela afiação que apresentam e o formato das lâminas. Dependendo da marca também é possível encontrar opções de tamanhos maiores ou menores em relação aos modelos de uso geral.

Essas tesouras costumam ter uma das pontas bem fina, para furar o tecido e iniciar o corte, função do qual outros modelos de tesouras não costumam ter.

O cabo geralmente tem diferença entre os lados, para acomodar o polegar de um lado e dois a três dedos no outro. Com isso a força empregada será maior, isso pode ser importante quando precisa cortar vários tecidos empilhados, aumento a espessura e dificuldade de corte.

Tesouras para chapas

Esse tipo de tesoura difere bastante das demais, são bem mais robustas, pesadas e resistentes. Mas elas não são indicadas para outras atividades a não ser o próprio uso, cortar chapas.

Calhas, cercas, tampas, placas e outros itens feitos a partir de chapas vão lidar com essa ferramenta. Ao se comprar esse tipo de tesoura é bom verificar a indicação de uso, até qual espessura de chapa ela pode trabalhar, isso é importante para aumentar a vida útil da afiação das lâminas, sem falar que uma chapa muito grossa vai precisar de maior esforço físico, uma força nas mãos bem elevada.

Faca, facão e canivete

Com certeza estamos falando de uma das ferramentas mais antigas que existem, a faca mais rudimentar que o homem tem registro, data a idade da pedra, onde as lâminas eram feitas de??? Pedra. Atualmente a tecnologia de materiais e forja, possibilita a fabricação de facas finas, leves, afiadas e extremamente resistentes. Um facão que você pode comprar conosco pode ter resistência maior de que muitas espadas de reis em tempos longínquos.

Quando falamos de facas temos um mundo a nossa frente. Aqui na Cofermeta Temos de uma simples faca de aço carbono para uso doméstico até facas para serem utilizadas em açougues. Ou então modelos de faca isolada para eletricistas, para desencapar cabos elétricos sem correr o risco de sofrerem uma descarga.

Facas domésticas e profissionais

A grande maioria dos modelos são feitos de aço carbono, modelos de maior qualidade podem ser de aço inox. Os cabos variam de madeira até fibras e tipos de plásticos.

Aqui na Cofermeta temos uma linha de facas voltadas para açougues da marca Starrett. Faca para desossar, faca para refilar, faca cortes rentes e outras atividades específicas. Essa linha é desenvolvida especialmente para atender setores como: Açougues, Frigoríficos, supermercados e profissionais da indústria alimentícia. As lâminas são feitas em aço inoxidável, com uma liga especial para maior durabilidade. A tecnologia de fabricação envolve diferente tipos de têmpera e afiação a laser.

Faca para Carnes 20 cm BKM301-8

Estiletes, nome comum, funções diversas

Por último vamos tratar dos estiletes que também contam com uma grande família para vários tipos de uso.

Diferentemente das facas e tesouras os estiletes são ferramentas para se obter a maior precisão possível, ou garantir um uso específico buscando segurança no trabalho.

Estilete retrátil

Temos modelos conhecidos como Estilete retrátil, esses modelos retraem a lâmina automaticamente assim que a utilização for concluída. Você força a lâmina para fora e assim que parar, ela volta. Ele também conta com uma lâmina menor em comparação aos modelos tradicionais.  Isso garante segurança no trabalho para se evitar cortes e perfurações indesejáveis. Geralmente é muito utilizado por pessoas que lidam com expedição e embalagens. Ótimos para realizar picos, cortes rápidos em fitas adesivas, plásticos e papéis. Cordas, fios, e barbantes também interagem bem com esse modelo. Ele costuma ser reconhecido em alguns lugares como Estilete trapezoidal.

Faca / Estilete Trapezoidal com Corpo em Alumínio Reforçado ET700 – Vonder

Estilete de precisão

Como o próprio nome já diz são modelos onde buscam a maior precisão possível. Alguns podem ser comparados a um verdadeiro bisturi. Indicados para trabalhos mais delicados e minuciosos. Ótimos para cortar papéis, plásticos, materiais sintéticos de baixa porosidade. Geralmente costumam vir com um kit de lâmina de vários formatos

Estilete de uso geral

Os tradicionais estiletes de diversos tamanhos e larguras de lâminas.

Por serem mais comuns, aqui na Cofermeta temos uma linha bem ampla de marcas como: Vonder, Tramontina, Stanley, Starrett e a famosa Olfa que é referência nessa linha de estiletes.

A marca Olfa vale a pena comentar que possui diversos modelos como cortador manual rotativo, estilete circular, estilete bico de pato e modelos mais tradicionais.

Aqui costumamos vender muito os modelos de estilete de 18mm, é o tamanho mais versátil, alinhando resistência e durabilidade. São utilizados por profissionais dos mais variados segmentos como: Pedreiros (ótimos para driwall), estofadores, artesãos, plotadores, e muito mais.

Esses modelos costumam ter travas, para posicionar a lâmina no tamanho desejado, podem ser travas simples ou trava de parafusar. O corpo pode ser feito de plástico, metal ou alumínio.

Estilete Profissional de 18,0 mm , 6” , com 8 Lâminas e Corpo Emborrachado 43390/308 – TRAMONTINA

Temos tantos modelos que é mais fácil deixar o link da nossa categoria de Facas e Estiletes 😂

E não se esqueça, se ficou com alguma dúvida ou busca algum modelo que não citamos, pode contar conosco para maiores esclarecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *