Ferramentas antifaiscantes e suas funções

Todo ambiente de trabalho requer muito cuidado quanto ao manuseio dos objetos e ferramentas utilizadas, assim como o próprio ambiente de trabalho. Tudo isso para que o serviço seja bem realizado, dentro dos cuidados e segurança necessários. Em trabalhos de alta periculosidade, como extração de minérios ou plataforma de petróleo, ambientes com gases explosivos e alto grau de eletromagnetismo, a escolha das ferramentas deve ser a primeira coisa a se fazer.

O que pode acontecer se um minerador utiliza uma ferramenta comum dentro de uma mina? Certamente, o atrito da ferramenta com o solo, naquele ambiente de alta periculosidade, irá causar faíscas, e por fim, uma explosão. Isso certamente é falta de cuidado na escolha das ferramentas de trabalho. É por isso que é imprescindível que ferramentas especiais e anti-faíscas sejam escolhidas para essas funções.

Por que as ferramentas antifaiscantes são importantes?

As ferramentas anti-faiscantes são diversas e mais resistentes, se bem usadas, com a devida proteção e limpeza. Algumas de suas características é que são menos resistentes à tração e mais macias, desgastando com maior facilidade. E você pode se perguntar o porquê de ainda serem importantes. O motivo é que esse desgaste e leveza das ferramentas anti-faíscas, em comparação com as ferramentas comuns, não gera uma grande carga de faíscas, de temperatura alta, evitando produzir as temidas explosões e incêndios. Ninguém quer isso, certo?

Por isso mesmo que, apesar do alto custo, vale muito a pena adquirir as melhores ferramentas antifaiscantes para o trabalho em usinas, petroquímicas, estaleiros, minas, moinhos, dentre outros ambientes. Podem ser feitas de cobre-berílio, bronze e outras variações de cobre mais outro metal, como alumínio, monel ou níquel.

Vamos ver 5 ferramentas anti-faísca mais comuns dentre tantas, e que você também poderá encontrar na nossa loja da Cofermeta.

Marretas e martelos anti faiscantes

Esses objetos são tão importantes para grandes construções e ideias para golpes e trabalhos pesados. O martelo e a marreta são ferramentas de impacto, ideais para trabalho de demolição. Cada um tem um propósito e função diferente de trabalho, mas ambos, por serem ferramentas antifaiscantes, só devem ser usados em ambientes onde não se pode surgir uma faísca com o risco de haver uma explosão. Possuem cabo de fibra ou de madeira, e sua cabeça pode ser feita de cobre-berílio ou bronze. Na Cofermeta temos tamanhos e valores que variam de 0,5 kg a 5 kg, tanto das marcas Spina, Gedore ou Tramontina Pro.

Pá anti faiscante

A pá antifaiscante é perfeita para escavação e retirada de materiais inflamáveis, suscetíveis a surgir faíscas. Mesmo que, diferente das marretas, elas não sejam ferramentas para golpes pesados, sua composição também fornece proteção anti-faísca. Possuímos na Cofermeta, variadas opções de pá anti faiscantes resistentes com cabo de madeira, das melhores marcas.

Enxada anti faiscante

Essa ferramenta tem utilidade em muitas atividades de construção, escavação, dentre outras. A ferramenta antioxidante servirá de proteção para os ambientes de trabalho onde há alta periculosidade, correndo risco de incêndios ou explosões. Elas podem ser compostas de bronze antifaísca acompanhada de cabo de madeira. Na Cofermeta você pode encontrar esse tipo de ferramenta antifaiscante, especificamente da Spina Ferramentas e da Carbografite.

Chaves anti faiscantes: combinada e estria

Essas ferramentas são comuns até mesmo nas nossas residências. A diferença das chaves antioxidantes e anti-faiscantes é que servem de maior proteção ao enroscar parafusos e outros objetos. Para evitar faíscas que causam explosões, as chaves antifaiscantes são feitas de cobre-berílio ou bronze. Na Cofermeta você pode encontrar os dois tipos de chaves: combinada e de estria, especificamente das marcas Ega Master e Tramontina pro.

Soquete sextavado anti faiscante


O soquete tem a função de apertar e desapertar parafusos, roscas e porcas. Essa ferramenta, também muito comum e até presente nas residências, alcança locais não tão fáceis de se alcançar. O soquete sextavado possui vários tamanhos e pode ser feito de cobre e bronze. Veja alguns modelos na Cofermeta, especificamente da marca Tramontina.

E são essas algumas das ferramentas antifaiscantes que mostramos a vocês. Elas darão proteção e garantirão um serviço seguro e eficaz dos trabalhadores.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o nosso site e confira a nossa linha de produtos. Lá você também tem a opção de entrar em contato com os nossos vendedores para esclarecer maiores dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *