Blog Cofermeta

Adesivos industriais Loctite

A Loctite é uma marca especializada na produção e desenvolvimento de adesivos, químicos de uso em tratamento de superfícies. A marca é conhecida mundialmente, sendo considerada referência no mercado industrial. Alguns produtos da marca são bem conhecidos aqui no Brasil, como o Super bonder, Durepoxi e outros de uso doméstico. A loctite é uma marca do grupo Henkel, que possui nohall de tecnologias em adesivos.

A Loctite é uma marca do grupo Henkel

A marca possui uma extensa gama de soluções com foco industrial, produzindo adesivos especiais para diversas aplicações, além de lubrificantes, graxas especiais, trava roscas e outros químicos.

A exemplo da gama de adesivos que a Loctite possui, temos o loctite 598 ou Loctite ultrablack junta 598. Esse adesivo ao entrar em contato com a umidade do ar, forma uma junta emborrachada de silicone com propriedades flexíveis, a sua adesão e vedação é excelente para sistemas mecânicos, resistente a óleo e variação de temperatura entre -54 até 260 °C. Muitas pessoas que conhecem a marca por conta do tradicional super bonder não imaginam as soluções diversas que ela tem.

Outro exemplo é o Loctite 319 – Adesivo estrutural anaeróbico, que após realizar a cura, fixa materiais rígidos, como metal, vidro, cerâmica ou plástico. Sua aderência é tão grande que os produtos colados viram uma espécie de solda química.

Na linha de trava roscas um dos mais famosos é o loctite 243, trava rosca anaeróbica. A trava rosca é um adesivo voltado para assegurar a integridade de algo que foi montado, seguindo a tolerância que se deve operar. Muitos equipamentos costumam sofrer vibrações que podem afrouxar diversos encaixes, fixos por parafusos, porcas e roscas diversas. A trava rosca atua garantindo que essas partes não vão se afrouxar com o tempo. Ao comprar uma trava rosca deve se observar diversos fatores, como, a temperatura do qual pode ficar exposto, o torque de quebra, tempo de cura, folga e viscosidade. A quantidade de produtos é bem grande, mas as travas mais buscadas além da 243, são: Loctite 277, Loctite 242, Loctite 271.

Linha de adesivos e vedações Loctite

Outra importante linha de produtos são as vedações anaeróbicas. Essas vedações asseguram o melhor resultado na hora de unir flanges e tubulações que trabalhem com gases e líquidos. Vedações como  Loctite 518, Loctite 660, Loctite 515, Loctite 567, possuem tecnologia para lidar com essas características. Dependendo do gás ou líquido, sua fórmula pode reagir e corroer vedações tradicionais, já a loctite desenvolve seus produtos pensando nas diversas interferências que podem sofrer.

Existem diferenças nos produtos de acordo com sua aplicação. Para comparativo, o super bonder que é um adesivo de uso doméstico, possui uma indicação abrangente, mas é claro que nem tudo pode ser solucionado com ele. Com isso a Loctite tem adesivos específicos, como o Adesivo de fixação anaeróbica Loctite 638. Esse adesivo é indicado para adesão de peças com encaixes cilíndricos, possuindo um limite de folga indicado pelo produto. Percebe que cada produto tem uma indicação exata de aplicação? Com isso a linha de produtos é bem grande, atendendo uma ampla gama de soluções. Outros adesivos como o Loctite 601 também é bem conhecido na linha de produtos.

A Loctite também conta com um lubrificante de uso geral, do tipo desengripante. O super Lub 300 é indicado para ser utilizado em dobradiças, roscas, pivôs, correntes e cabos de aço, engrenagem e demais componentes que podem sofrer corrosão por ferrugem. A sua aplicação pode ser realizada antes mesmo do item sofrer oxidação, para assim criar uma película protetora.

Não podemos deixar de falar de um dos produtos mais famosos da marca, ao lado do super bonder, temos o Durepoxi. A marca ficou tão famosa que virou um nome comum para as massas epóxi. Sua aplicação é bem extensa, é ótimo para se ter em casa para eventuais reparos que podem surgir. Lida muito bem com metal, vidro, madeira, cerâmica, cimento, mármore e plástico. Essa massa consegue endurecer até mesmo debaixo d’água e resiste temperaturas de -50°C / +150°C.

Família de produtos Loctite

Você tem alguma necessidade que envolve uma solução com componente adesivo, travas químicas e derivados? Entre em contato conosco que podemos te ajudar a identificar o melhor produto Loctite para você. Caso queira receber o catálogo de produtos Loctite solicite abaixo, ou então visite o nosso site e confira os produtos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *