Conhecendo o Alicate Amperímetro

O alicate amperímetro é um instrumento de medição muito utilizado atualmente por diversos profissionais, principalmente pelos eletricistas que lidam com altas correntes.

O amperímetro foi projetado pensando em lidar com situações em que é necessário aferir a corrente elétrica sem grandes riscos. Diferentemente de outros instrumentos como o multímetro que também consegue aferir corrente elétrica, o alicate amperímetro costuma ter uma amplitude maior e faz a medição de maneira mais segura.

Com o passar do tempo os fabricantes começaram a desenvolver amperímetros bem completos, cumprindo sua principal função de medir a corrente, mas também trazendo outras medições como de voltagem, continuidade, resistência etc. Praticamente um multímetro, entretanto ainda sim ele é um instrumento diferenciado pela forma que mede a corrente. O alicate amperímetro possui garras (por isso o nome alicate) do qual não precisa entrar em contato diretamente com o fio do circuito para realizar a medição. A forma de medir indiretamente que faz o diferencial do aparelho. O multímetro por exemplo, realiza a medição somente com o contato físico entre a ponta de prova e o circuito elétrico.

Como ele realiza a medição da corrente?

O princípio dele é bem simples, parte da ideia de que uma corrente elétrica ao passar por um cabo, cria um campo magnético. As garras do alicate envolvem esse cabo e consegue captar o campo magnético, assim convertendo essa grandeza no valor da corrente. Os alicates contam com uma bobina interna que captam o campo magnético e geram uma tensão elétrica, assim o aparelho realiza a leitura e faz uma conversão para descobrir o valor da corrente.

Realizando uma medição com o alicate amperímetro digital

É importante salientarmos que o alicate lida com dois tipos de correntes, a corrente alternada (CA), e a corrente contínua (CC).  Com isso é importante selecionar a opção correspondente no amperímetro para que ele realize a medição corretamente. Outro fator também importante é escolher a escala correta. Por exemplo, se você já sabe que determinado fio deve passar uma corrente de 10A, então posicione o aparelho na escala correta, é sempre bom colocar capacidades acima, assim não corre o risco de realizar uma medição errada caso o circuito esteja com uma corrente acima do que deveria. Se caso utilizar o alicate amperímetro ou até mesmo o multímetro na escala errada de corrente com as pontas de provas, corre o risco de danificar o aparelho.

A medição de corrente sempre deve ser feita em serie com a fonte, caso trabalhe medindo em paralelo a medição será errada e vai correr sérios riscos de queimar o aparelho, isso quando for feita a medição com as pontas de teste. Caso utilize sua principal função, a medição com as pinças, basta abrir e fechar com o um dos cabos dentro dela e aguardar a tela informar os valores. Lembrando que nunca se deve medir os dois cabos de uma vez.

Alicate amperímetro ou multímetro?

Como mencionado anteriormente o alicate amperímetro e o multímetro são aparelhos similares. Atualmente os fabricantes produzem aparelhos com praticamente as mesmas funções, entretanto o alicate amperímetro é uma ferramenta desenvolvida para lidar melhor com medição de corrente. Um multímetro não tem as pinças (a função alicate) como ele, e geralmente não trabalha com as grandezas de valores que o alicate trabalha. Se a sua necessidade for medir baixas correntes utilizando uma ponta de prova, ok, o multímetro pode te atender. Agora, se sua necessidade exige um equipamento onde a medição pode ser realizada de diferentes formas, até mesmo sem precisar entrar em contato direto com fios na hora de realizar a medição, o alicate pode te atender melhor.

Para ilustra melhor vamos fazer um comparativo com um multímetro e um alicate amperímetro de entrada, ambos da marca Minipa.  

Comparativo entre multímetro e alicate amperímetro
 Multimetro ET-1002Alicate ET-3200
Tensão continua DCXX
Tensão alternada ACXX
TransistorX 
ResistênciaXX
ContinuidadeXX
DiodoXX
Corrente Continua DCX 
Corrente alternada AC X
ET-1002 contra ET-3200

Percebe como são parecidos? Para eletricistas o alicate amperímetro parece ser a melhor opção. Para técnicos em eletrônica o multímetro já faz mais sentido. Mas nada impede que se possa utilizar cada um deles em diversas situações, respeitando as limitações do aparelho, é claro.

Quais as principais marcas de alicates amperímetros?

Aqui na Cofermeta temos orgulho de dizer que trabalhamos com as melhores marcas do mercado. E nossa linha de alicates amperímetros não é diferente, aqui você encontra marcas como: Flir, Fluke, Hikari e Minipa . Vamos até destacar A Fluke e a Minipa que são marcas bem conhecidas no mercado do qual possuímos uma linha bem grande de seus equipamentos.

Quer dar uma olhadinha em nosso site e verificar os modelos disponíveis? Clique logo abaixo e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *