Chave combinada com catraca, conheça suas vantagens!

De entusiasta do final de semana até profissionais, todos nós que amamos ferramentas sabemos da necessidade constante de lidar com apertos, parafusamentos de porcas e outros. Pensando nesse serviço constante e repetitivo foi desenvolvida a chave combinada com catraca.

Antes de adentrarmos aos detalhes é importante conhecer os antepassados dela, a chave comum, seja de boca, combinada, sextavada ou estriada. Essas chaves de aperto tradicionais e bem antigas já estão presentes em nosso dia a dia, encontrando facilmente em uma caixa de ferramentas básica. Vamos relembrar os modelos:

Chave combinada:

Chave de boca:

Chave estria:

Veja que a chave combinada é um misto entre a chave estria e boca.

Com os avanços tecnológicos na produção de ferramentas, foi possível desenvolver essas mesmas chaves com a função de catraca. A catraca já é conhecida no uso de soquetes, como na foto abaixo:

Acoplado em um mecanismo na região de encaixe, temos modelos com reversão por um chaveamento ( iguais as tradicionais catracas para soquetes), ou com a simples inversão de lado, fazendo o travamente no sentido do aperto.

Existem modelos de chaves combinadas com catraca speedy, que possuem uma função de catraca no lado da chave de boca, além da catraca no lado estriado, que permite o trabalho sem a remoção constante da porca ou parafuso.

A característica mais importante nas chaves com catraca é o ganho de velocidade. Quem nunca já se deparou com um local de difícil acesso, onde sua mão mal entra para posicionar a chave e fazer o aperto, imagina repetir esse processo toda vez que fazer um movimento rosqueando o parafuso… É chato e complicado, não é mesmo ? O uso dessas chaves com catraca veio para acabar com isso, já que basta encaixar uma vez e fazer o movimento inverso para dar um novo travamento e apertar a porca ou parafuso.

Jogo de chave combinada com catraca ou Jogo de soquetes com catraca ?

Talvez você já tenha pensado em qual das duas opções vale mais a pena, a resposta depende do uso que pretende fazer. Uma importante diferença entre essas opções é o fato das chaves combinadas focarem o aperto encaixando pelas laterais, enquanto o soquete vem por cima. Imagine que você esteja abrindo um motor onde tem uma porca em um local sem ângulo para encaixar uma chave pela lateral, nesse caso somente o soquete pode te ajudar.

Jogos de chaves com catraca

Abaixo vamos deixar alguns modelos para você dar uma olhada, para maiores detalhes basta clicar no link.

Por último deixamos um vídeo mostrando os diferentes modelos de chaves com catraca da marca Belzer:

Então, gostou da nossa matéria de hoje ? Siga a Cofermeta nas redes sociais e no nosso canal do Youtube, onde estamos sempre postando novidades para vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *