Cadeados de Bloqueio para segurança na manutenção

Já ouviu falar sobre cadeados de bloqueio? Sabe para que servem e qual a diferença entre um cadeado comum? Confira abaixo e descubra a resposta dessas dúvidas.

Os cadeados de bloqueio são amplamente utilizados em empresas, fábricas e indústrias que precisam lidar com algumas normas de segurança de trabalho, como a NR-10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade), ou a NR-12 (segurança no trabalho em máquinas e equipamentos). Pense comigo, um cadeado tem um proposito simples, trancar, selar, prender alguma coisa, geralmente um objeto. O cadeado trava portões, caixas, janelas e outros. O cadeado de bloqueio também cumpre esse propósito, entretanto é utilizado em situações mais específicas, o foco do produto é na sinalização. Enquanto o principal propósito de um cadeado comum é ser robusto e assegurar sua inviolabilidade, o cadeado de segurança cumpre um caráter de elucidar as pessoas em volta do equipamento ou painel travado.

Por que os cadeados de bloqueio são coloridos?

Talvez a características mais visível dos cadeados de bloqueio é que possuem cores bem chamativas, geralmente azuis, amarelos, vermelhos, verdes, pretos e laranjas. A ideia de ter cores distintas é para facilitar a organização. Cada cor pode sinalizar um tipo de segurança ou pessoa responsável.

Variação de cores

Para que os cadeados de bloqueio servem?

Esses cadeados são amplamente utilizados em maquinários, padrões de energia, equipamentos e outros que precisam ser sinalizados sobre a não utilização ou inoperância do mesmo. Para exemplificar o seu uso, vamos ilustrar que um eletricista está realizando um serviço em um padrão elétrico, cheio de disjuntores e fios que lidam com alta tensão. O profissional percebe que precisa entrar em contato físico com algum fio de alta tensão em outro ponto, longe do padrão. Para isso ele vai desligar a chave para realizar a manutenção. Nessas situações corre o risco de outra pessoa ou até mesmo o próprio profissional se esquecer e acabar ligando a chave, assim podendo causar sérios acidentes que podem levar até a morte. O cadeado tem o propósito de travar, bloquear o uso de algo sinalizando em cores e com outros acessórios, como as tags ou etiquetas de sinalização.

Dessa forma se o padrão estiver travado e sinalizado com o cadeado, outra pessoa terá ciência que alguém pode estar operando as instalações, assim não colocando a vida de alguém em risco.

Pode parecer bobeira, ou até mesmo desnecessário, mas as taxas de acidentes de trabalho onde não utilizam esses recursos, que ignoram as normas de segurança como a NR-10, são altíssimas.  

Além desse fator de segurança os cadeados podem cumprir o propósito de apenas sinalizar que não deve utilizar um maquinário ou instalação. Mas o cadeado em si é projetado para lidar em ambientes que podem correr riscos.

Quais os tipos de cadeados de bloqueio?

Entre os modelos disponíveis temos variáveis de tamanhos, cores e tipos de hastes. Os cadeados por si só são plásticos, com o fim de serem isolados. Um cadeado totalmente metálico pode conduzir energia elétrica, entrando em contato com alguma fonte, portanto essa característica é padrão nos modelos, já que é um cadeado com enfoque na segurança do trabalho.

A cor mais utilizada é a vermelha, talvez pela sua referência imagética de alerta, atenção, cuidado ou perigo. Outros acessórios que podem ser utilizados em conjunto com os cadeados também costumam ser vermelhos. Entretanto não existe uma regra comum para qual cor utilizar. Geralmente as cores auxiliam na organização, por exemplo: Um maquinário fabril apresentou um problema do qual precisa de vários técnicos para analisar e resolver o problema. Um eletricista vai realizar o bloqueio com cadeados vermelhos, o mecânico com cadeados azuis e o operador com cadeado amarelo. Cada profissional vai ter acesso somente aos cadeados que referem a sua cor, os segredos podem ser comuns entre as mesmas cores. Mas também existe a possibilidade de se ter uma chave gran-mestra, onde o gerente ou responsável pela manutenção pode ter acesso ao bloqueio e desbloqueio de todos os cadeados.

Outro fator importante no quesito de segurança é que os cadeados não removem a chave quando estão abertos. Portanto para se remover, precisa concluir o bloqueio.

O cadeado de bloqueio de energia costuma ter a haste plástica, portanto ele é completamente isolado, colocando em segurança o operador. Esse tipo de cadeado de bloqueio para disjuntor é muito buscado por eletricistas.

Também existe cadeado de bloqueio NR10 com haste em aço inox, comumente utilizados para bloquear válvulas de aberturas de sistemas de líquidos e gases.

Acessórios complementares para cadeados de bloqueio

Além do cadeado, outros componentes podem auxiliar na função de bloqueio, esses acessórios também seguem as normas NR-10, portanto o seu uso pode ser feito sem problemas.

O cadeado possui um adesivo pregado nele com um aviso padrão de perigo, entretanto pode aparecer a necessidade de colocar outras informações. Para isso existem as etiquetas e placas, por padrão possuem um design bem chamativo para chamar atenção, mas também podem ser preenchidas conforme mostra a imagem em abaixo.

Para válvula registro, gaveta e bloco, existe o bloqueio ajustável. Utilizando em conjunto com o cadeado, podem cumprir a necessidade de sinalização e bloqueio adequado de sistemas de líquidos ou gases que passam pela instalação.

Bloqueio de Válvulas Esfera

Para trabalhos em grupo é muito utilizada a caixa de bloqueio. Onde um responsável pode supervisionar melhor a operação, fazendo com os que os profissionais passem por processos, assim garantindo a segurança de todos. Para melhor explicação confira o vídeo abaixo:

O dispositivo de bloqueio universal para disjuntores, permite bloquear disjuntores que não tem sistema próprio de travamento por cadeados.

Dispositivo de Bloqueio

E então? Agora já está ciente sobre os cadeados de bloqueio? Na Cofermeta trabalhamos com as marcas Tagout e Papaiz. Confira nossos cadeados e sistemas de bloqueio no botão abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *