Como escolher o auto transformador correto?

Isso pode acontecer principalmente quando você se desloca para outras regiões do Brasil onde pode variar entre 110v ou 220v, ou até mesmo em instalações com mais de uma opção disponível. Imagine, você se muda e quando percebe, a tomada da sua casa para ligar a geladeira, liquidificador, fritadeira elétrica ou máquina de lavar tem voltagem diferente.

Hoje aprenderemos o que é preciso analisar na hora de escolher o seu transformador 110v/220v.

Geralmente os modelos que temos disponíveis no mercado aceitam a mudança de 110v para 220b vice-versa, basta mudar o lado de ligação do transformador. Em outras palavras esse é o primeiro ponto a se saber, talvez tenha pintado a dúvida se obrigatoriamente precisar comprar de uma voltagem para outra. Logo a frente vamos analisar outros aspectos relevantes na escolha.

Transformador Minipa

Qual potência devo escolher?

Todavia A escolha da potência é sem dúvidas o fator mais relevante na hora de comprar um transformador de voltagem. A lógica deve partir do princípio de qual equipamento será utilizado nele. Para ilustrar a situação vamos considerar que vamos comprar o transformador para ser utilizado numa furadeira de 850w.

Contudo o aconselhável é que a potência não ultrapasse 70% da capacidade do transformador. No caso da furadeira vamos fazer o seguinte cálculo:

Potência da furadeira:  850w + 30% = 1105w

Então neste caso o transformador deve ter no mínimo 1105w para você utilizar a furadeira com segurança. Caso você compre um transformador de maior capacidade, como 2000w não tem problema, só não pode ser menor, respeitando a regra dos 70%.

Fatores de atenção

Apesar da potência ser o fator principal na escolha, é bom se atentar a outros pontos como:

  • Frequência – Geralmente os aparelhos que temos em casa ou em nossa oficina trabalham com 60hz, os transformadores padrões também trabalham nesse mesmo valor. Mas é sempre bom conferir não é mesmo?
  • Plug padrão Inmetro – Desde a mudança para o novo padrão de tomadas muita gente passou e passa raiva com os plugs antigos. Lembre-se de utilizar um adaptador confiável caso precise adaptar a ligação.
  • Local onde o transformador vai ficar – Cuidado para não deixar o transformador exposto a água, evite deixar direto no chão caso seja um lugar úmido ou com risco de entrar em contato com água. Não tampe o transformador ou cubra ele com algum material que possa pegar fogo, ele pode acabar esquentando em determinados usos.

Chuveiro, micro-ondas, secador e ar-condicionado podem ser ligados no Autotransformador?

Essa é uma pergunta bem comum que recebemos aqui na Cofermeta, sem dar rodeios te digo que é melhor não utilizar…

Todavia o problema desses aparelhos é que trabalham com uma potência bem alta. Para utilizar um autotransformador neles você vai precisar de um modelo que suporte bastante potência, isso sem falar que vai aquecer e o custo vai ser bem alto também. Imagina um chuveiro 5500w, você vai precisar de um transformador de no mínimo 7150w, potência bem elevada para encontrar, fora que vai ter o problema da instalação em um local adequado para o transformador que por sinal é uma péssima ideia deixar perto da água.

VA ou Watts?

É comum encontrarmos a unidade VA ( volt-amperes) para identificar a potência do aparelho ou do auto transformador, A diferença é que essa unidade VA é levada em consideração o fator de potência. O fator de potência é utilizado para calcular perdas de energias ou retorno na rede. Vou te dar um exemplo para facilitar.

Uma lâmpada incandescente é um item de baixa complexidade elétrica/eletrônica. Basicamente a energia passa pelo filamento, esse do qual emite luz e calor. Nesse caso o fator de potência é igual a 1. Podemos entender que a energia puxada da rede é totalmente utilizada pela lâmpada.  Já uma TV costumamos considerar o Fator de potência 0,6 / 0,7 devido à complexidade do circuito. Então se você tiver um televisor que consome 350w e levarmos em consideração o fator de potência 0,7, vamos ter 500VA para ligar a TV.

Na hora de comprar o seu auto transformador, tente se basear na potência em Watts e seguir a regra dos 70%, vai ser mais fácil de achar o modelo correto.

Dica importante!

Está com dificuldades para encontrar o transformador?

Sabia que esses aparelhos podem ter outros nomes dependendo da região? Você costuma encontrar o mesmo item com os nomes de:

  • Trafo 110/220
  • Auto transformador
  • Transformador 110/220
  • Conversor 110 para 220
  • Auto Trafo

Para esclarecer o nome “transformador “não seria o mais adequado para esse equipamento, já que um transformador tem uma gama de utilização e com outros princípios. O nome correto seria Auto Transformador, nomenclatura utilizada para transformadores que tem o propósito de reduzir ou elevar a tensão.

Agora que você já está expert em auto transformadores de energia, já pode escolher o modelo certo para ser utilizado na sua casa ou oficina. Acesse o link abaixo para conferir os modelos que temos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *