Desengraxantes de gordura, óleo e graxa. Vale a pena utilizar?

Os desengraxantes são utilizados para diversas aplicações, sempre alinhados a limpeza de peças, componentes e ambientes. A formulação dele é diversa e pode ser feita com componentes biodegradáveis ou propriedades químicas do qual não podem ser descartadas em qualquer local. Portanto, vamos abordar algumas aplicações e te dar algumas dicas de qual desengraxante comprar, de acordo com sua necessidade.

Onde Posso utilizar o desengraxante?

Sabe aquele produto que você encontra nos supermercados que promete que vai limpar o seu fogão, tirando a gordura e deixando ele brilhante? Ele também é um desengraxante. É claro que não é indicado para ser utilizado em quaisquer situações, ele foi feito para lidar com gorduras provenientes do uso da sua cozinha. Embora quimicamente falando a gordura da sua cozinha pode ter similaridades com a graxa de oficina, existem produtos que reagem melhor a cada situação. Para facilitar a explicação e comparativos, daqui para frente vamos considerar duas categorias, desengraxantes de uso industrial e de uso geral. Dessa forma fica mais fácil comparar suas diferenças.

Desengraxantes de uso geral – Esse tipo de desengraxante é ótimo até mesmo para se ter em casa. Apesar do nome ser “desengraxante” ele também lida com diversos tipos de gordura. Portanto sua aplicação é ótima para limpar box de banheiros, pisos, azulejos de pias e banheiros e fogão. Se você tem bicicleta ou moto, também pode te ajudar muito. Limpeza de corrente, transmissão de bicicletas, coroas, catracas e rodas. Tiram a graxa sem corroer os componentes, assim você pode limpar e lubrificar novamente. Com o carro é a mesma situação, se você gosta de mexer, sabe trocar alguma coisa, revisar, certamente vai precisar de fazer limpeza de alguma peça.

Na hora de limpar suas ferramentas de graxa o desengraxante também é ótimo. Um ótimo uso dele é dentro de cozinhas, sejam de casa ou de restaurantes, agindo muito bem para tirar gorduras.

Abaixo seguem alguns exemplos de desengraxantes que podem ser utilizados para estes fins. ATENÇÃO, apesar de serem produtos destinados para uso geral, é sempre bom verificar suas indicações de uso, alguns podem danificar pinturas, tintas ou corroer algum componente sensível a fórmula química do desengraxante.

Desengraxantes industriais – Como o próprio nome já sugere, são utilizados em indústrias, geralmente fornecidos em maiores quantidades e podem ser mais específicos. A exemplo temos o Desengraxante bio circle 55A007 Walter. Esse desengraxante é indicado para limpeza, ajudando a remover componentes como betume, graxa, óleo pesado, petróleo, contaminantes carbonizados e sujeiras em geral. O melhor de tudo é que no caso do bio circle, ele não agride a pele, não é toxico e realiza a biorremediação de óleo e graxa. Cada vez mais os fabricantes buscam por soluções do qual não prejudiquem o meio ambiente. Portanto é comum encontrarmos desengraxantes de uso industrial com essas propriedades. Alguns desengraxantes podem ser utilizados diluídos em água, por serem concentrados o seu rendimento é excepcional. Nesses casos podem ser utilizados sem preocupações, até mesmo em ambientes domésticos.

A maior diferença do desengraxante industrial para o desengraxante de uso geral é que o industrial costuma lidar com componentes químicos específicos, como graxas e óleos pesados, petróleos e outros. Portanto sua fórmula foi desenvolvida para agir rapidamente a esses componentes químicos.

A variável é encontrada principalmente no custo-benefício.  Não faz sentido você comprar um galão de 20 litros de um desengraxante industrial sendo que você pode comprar mais barato um ótimo desengraxante para sua casa pagando bem menos.

Abaixo vamos deixar alguns exemplos de desengraxantes indicados no uso industrial:

Os desengraxantes podem ser ótimos auxiliares na limpeza, portanto levando em consideração o benefício que eles podem trazer nas tarefas, sejam elas de cunho doméstico ou profissional, a resposta é sim, vale muito a pena sua utilização. Como mencionado anteriormente, temos vários produtos biodegradáveis, onde não exigem grandes cuidados na sua utilização, podem ser utilizados em diversas situações comuns, em diversos ambientes. Reduz consideravelmente o tempo gasto na limpeza e esforço físico.

E para fechar esse assunto, vamos deixar abaixo o link da nossa categoria de desengraxantes e indicação de um produto muito legal de se ter em casa ou na sua oficina. Estamos falando do creme desengraxante para mãos Mavaro. Ótimo para limpar as mãos e pele de graxas, óleos e fuligem, sem agredir sua pele. Ele é bem baratinho e rende bem, vale muito a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *