Descubra a importância dos calçados de segurança e como escolher o modelo ideal

Os calçados de segurança são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de uso obrigatório para proteger os pés dos trabalhadores dos riscos existentes em seu local de trabalho. Eles contribuem para evitar acidentes com objetos cortantes, produtos químicos, chão escorregadio, variações de temperatura, eletricidade, entre outros.

É fundamental que o funcionário tenha ciência de todos esses riscos em que estará exposto durante a sua atividade laboral e que a empresa fiscalize se todos estão utilizando os equipamentos de segurança adequadamente durante as atividades, pois, caso contrário, poderá sofrer punições.

Importância de utilizar os calçados de segurança

Os calçados de segurança são geralmente encontrados nas áreas da construção civil e metalúrgica, indústrias alimentícias e químicas, agropecuária e em qualquer ambiente de trabalho que ofereça riscos operacionais que comprometam a integridade do trabalhador, podendo impedi-lo de exercer sua função.

A NR-6 determina que o empregador deve disponibilizar, de forma gratuita, todos os equipamentos de segurança a seus colaboradores para sua proteção. Além disso, ela determina que esses equipamentos, incluindo os calçados de segurança, não devem ser utilizados fora do local de trabalho, já que precisam estar em perfeito estado de conservação para garantir a segurança dos trabalhadores.

Tipos de calçados de segurança

Existem diversos modelos de calçados de segurança para atender as mais variadas necessidades das empresas e, por isso, é importante conhecê-los para escolher o mais adequado para cada ambiente de trabalho.

Botinas de segurança

As botinas são tipos de calçados de segurança com cano curto, na altura do tornozelo, produzidas com material reforçado e que, geralmente, possuem biqueira de aço para proteger contra topadas e queda de objetos pesados ou cortantes.

Além disso, elas também são muito utilizadas para a prática de esportes leves e atividades ao ar livre, como trilhas e montanhismo, como essa da marca Marluvas.

Botas de PVC

Como o próprio nome já diz, essas botas são confeccionadas em PVC (Policloreto de Vinila) e, geralmente, são utilizadas em ambientes que oferecem um menor risco e locais em que o trabalhador tenha contato com água, mantendo os pés secos.

São muito encontradas em açougues e possuem solado antiderrapante, sendo altamente resistentes a ambientes refrigerados, sangue, gordura animal, fungos, ácidos, óleos, entre outros.

Sapatos de segurança

Já os sapatos possuem um cano mais baixo, mas são bem semelhantes às botinas de segurança. Eles são mais leves, com uma aparência mais casual e também protegem contra impactos, baixas e altas temperaturas, produtos químicos, entre outros.

Como escolher um calçado de segurança ideal?

Por existirem diversas opções de calçados de segurança no mercado, é normal ficar em dúvida na hora de adquirir. Alguns cuidados são fundamentais para não errar nessa escolha:

  • Verifique quais são os riscos no local de trabalho para saber o tipo de proteção que você precisa;
  • Confira se a biqueira é adequada para o seu tipo de atividade;
  • Verifique se o calçado possui o Certificado de Aprovação – CA, que garante que ele foi passado por rigoroso teste de qualidade e está de acordo com a NR-6;
  • O tipo de solado é fundamental para garantir a segurança e conforto do trabalhador. Por isso, defina o tipo de solado apropriado para a atividade.

Aqui na Cofermeta, além de encontrar diversos modelos de calçados de segurança, temos uma equipe preparada para te atender e ajudar na escolha do modelo ideal para você. Visite o nosso site e entre em contato com um de nossos vendedores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.