Conhecendo as máquinas de corte plasma Hypertherm

Cortes precisos, baixo custo operacional e velocidade. Esses são os propósitos que as máquinas de plasma entregam ao usuário. Hoje vamos conhecer as máquinas Hypertherm, marca referência no segmento de corte a plasma.

Como funciona tecnologia de corte plasma?

Provavelmente você aprendeu na escola que existem três estados da matéria, certo? Sólido, líquido e gasoso. De fato, não está errado, esses estados são os mais comuns que encontramos, entretanto existe o “quarto estado da matéria” que é o plasma. O plasma acontece quando um elemento em estado gasoso é aquecido até atingir uma elevada temperatura, fazendo com que as moléculas sofram uma agitação térmica a nível de ultrapassar a energia de ligação que deixa os elétrons alinhados a órbita do núcleo do átomo. Vamos te dar um exemplo:

Imagine que você consiga adicionar uma grande energia térmica a um vapor de água, aquecendo a 11.700 °C, esse vapor torna-se gases ionizados, condutores elétricos.  Justamente esse gás ionizado com um alto acúmulo de energia que é o plasma.

A máquina de corte a plasma trabalha com esse princípio, aproveitando o gás ionizado para transferir uma alta corrente, geralmente com a ajuda da pressão de gases como argônio, oxigênio, nitrogênio ou o próprio ar.  Esse processo pode criar um arco plasma que pode atingir temperaturas em torno de 40.000 ˚F, suficiente para derreter diversos tipos de aços.

O sistema de corte a plasma funciona com três parâmetros:

  • Fonte de alimentação: Responsável por fornecer a corrente necessário para iniciar o processo de plasma. A energia fornecida por ela trabalha com corrente contínua.
  • Circuito de partida do arco: Responsável por dar o start no processo de plasma. Ela gera uma alta frequência que produz tensões de 5 a 10 mil volts. Essa alta voltagem ioniza o gás para produzir o plasma. Existem também tochas que trabalham com ar, essas utilizam um eletrodo móvel para ionizar o gás.
  • Tocha: Componente que fica responsável por expulsar o plasma gerado. O bico e o eletrodo ficam na tocha, do qual fica responsável por refrigerar os componentes enquanto expelem o jato de plasma.

Setores onde o corte plasma hypertherm pode ser utilizado

A vantagem do processo de corte a plasma é que tem uma grande aplicabilidade em materiais condutores como aço carbono, aço inoxidável, alumínio, cobre, latão e diversos. Essa tecnologia pode ser empregada em processos mecanizados, utilizados em indústrias com foco em automatização dos processos ou até mesmo de maneira manual, trabalhando ao lado de um profissional que manualmente realiza os cortes.

A tecnologia de corte plasma Hypertherm possibilita realizar cortes retos, marcação, goivagem, corte de orifícios, corte chanfrado, corte de formas complexas e corte/goivagem de alcance estendido.

Qual máquina escolher?

Separamos esse quadro comparativo dos modelos das máquinas de corte plasma Hypertherm.

Máquinas de corte plasma Hypertherm

Hypertherm Powermax 30 AIR:

Embora com tamanho pequeno, a Powermax30® AIR oferece um grande desempenho. Sendo o menor e mais leve sistema de corte a plasma manual da categoria, ele tem seu próprio compressor de ar embutido, para que você possa usar a Powermax30 AIR em qualquer lugar onde haja uma fonte de energia monofásica. Basta plugá-la, fixar o grampo-obra e você está pronto realizar o corte.

Powermax 30 AIR

Hypertherm Powermax30 XP:

O Powermax30® XP é um sistema de corte a plasma manual altamente portátil adequado a uma ampla gama de aplicações. O exclusivo design “dois em um” oferece alta potência para cortes de metal espesso, além dos consumíveis FineCut® para cortes detalhados em metal fino. O sistema versátil de 30 A usa ar ou nitrogênio para cortar metais condutores de eletricidade, como aço-carbono, aço inoxidável ou alumínio.

Powermax 30 XP

Hypertherm Powermax45 XP:

Conheça o membro mais novo da nossa linha mais vendida de sistemas a plasma portáteis Powermax®. O sistema Powermax45® XP oferece maior capacidade de corte — metal de até 16 mm (5/8 pol) — além de velocidades de corte mais altas e ajuste automático de gás para instalação e operação rápidas e fáceis. As novas tochas Duramax® Lock oferecem suporte para o corte manual e mecanizado de uma ampla faixa de espessuras de metal, bem como a funcionalidade de goivagem de precisão como remoção de ponto de solda, e marcação.

Powermax 45 XP

Hypertherm Powermax125:

Oferecendo o máximo de potência e desempenho para plasma a ar, o sistema a plasma Powermax125® corta maiores espessuras com mais velocidade. Com capacidade de tirar de letra os trabalhos mais difíceis de corte e goivagem, o sistema oferece um ciclo de trabalho de 100%, uma capacidade de perfuração mecanizada de 25 mm (1 pol) e altas taxas de remoção de metal de goivagem. Ele também oferece as inovações tecnológicas mais recentes, como a tecnologia Smart Sense™ para ajustar automaticamente a pressão do gás. Os onze estilos de tocha Duramax™ Hyamp oferecem versatilidade para corte manual, automação portátil, corte em mesa X-Y, corte de alcance estendido, além de corte e goivagem robóticos.

Powermax 125

Além das máquinas de corte plasma Hypertherm, na Cofermeta você encontra os consumíveis para elas.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda para escolher o melhor equipamento? Entre em contato conosco agora mesmo que vamos ter o maior prazer em te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *