Tem vontade de trabalhar com drywall e não sabe como começar? Vamos te ajudar mostrando as ferramentas drywall necessárias para isso. Acompanhe o nosso blog e descubra como iniciar nesse ramo que tanto cresce.
Para quem é curioso e gosta de estar por dentro dos assuntos, mas ainda não sabe bem o que é drywall, vamos te dar uma breve explicação.
O que é drywall?
O drywall é uma forma de construir utilizando placas de gesso pré-fabricadas. Essas placas de gesso possuem revestimento em um tipo de papelão e fibras para aumentar sua resistência. Elas são anexadas em perfis, geralmente de aço galvanizado e outros tipos de metais. Esse sistema foi inventado nos Estados Unidos por volta de 1916 e desde então vem ganhando popularidade devido a facilidade, agilidade e preço.
É muito comum encontrarmos paredes e divisórias de drywall aqui no brasil, principalmente em escritórios do qual precisam criar repartições. Imagina você parar um ambiente de trabalho por vários dias, para a construção da parede em alvenaria, reboco, pintura e acabamento. Com drywall é possível realizar o serviço de instalação em poucas horas. Como se trata de uma solução leve, também é possível utilizar em tetos e projetos de design de interiores em várias aplicações.
Com drywall você também pode calcular melhor a compra do material, como as placas são pré-fabricadas, você já compra considerando a área total que pretende trabalhar, dessa forma evitando desperdícios. A manutenção para reparos também é bem simples, para recortar a placa é tranquilo com as ferramentas corretas. Existem argamassas próprias para ele, que vai facilitar bastante o trabalho.
Ele não é indicado para ambientes externos, que vão sofrer incidência de chuva e sol. Sua deterioração nesses ambientes pode ser bem acelerada, já para ambientes internos se comporta muito bem.
O que preciso ter para se trabalhar com drywall?
Na hora de instalar as placas e perfis, você pode precisar de algumas ferramentas para drywall. Lembre-se que existem vários procedimentos a serem realizados, como medição, corte, furar, parafusar, lixar etc.
Portanto vamos listar as ferramentas mais utilizadas de acordo com as etapas.
Medição
O primeiro passo é medir a área que vai trabalhar, qual o tamanho das placas e local que ela deve preencher.
Para isso temos ferramentas de uso bem comum, como trenas, níveis e giz de linha.
Instalação da estrutura e perfis
Agora é preciso instalar a estrutura do qual as placas de drywall vão ser anexadas. Lembre-se que elas podem ser instaladas sob diversas situações e locais, geralmente em alvenaria e madeiras.
Ferramenta para cortar drywall
Depois de ter feito as medições e instalado a estrutura que vai segurar as placas de drywall, chegou a hora de cortar as placas. Embora elas possuam pouca resistência contra corte, não é indicado cortar de qualquer forma ou com qualquer ferramenta. Dependendo da forma que é cortada pode quebrar a placa ou esfarelar muito o gesso. Desta forma, vamos te ajudar listando as ferramentas corretas para realizar o corte da placa.
Instalação das placas de drywall
Chegou o momento da instalação das placas. Para isso vamos precisar de furar a placa e parafusar. Para isso existe ferramentas especificas como a parafusadeira elétrica para drywall.
Acabamento
Para finalizar precisamos passar a massa corrida, para deixar tudo lisinho, com o acabamento perfeito, para isso você pode utilizar espátulas para passar gesso.
Acessórios
Existem alguns acessórios que podem te ajudar muito na hora de realizar a instalação, veja a lista abaixo:
Gostou da nossa lista? Para você ficar ligado nas novidades, siga a Cofermeta nas redes sociais.
Também temos um canal no Youtube.