Aprendendo sobre calibre de folga

O calibre de folga é um instrumento de medição composto por diversas lâminas metálicas, cada uma com uma espessura diferente. Também existe canivete calibrador de folga, do qual geralmente é composto por 20 lâminas metálicas partindo de 0,05 de milímetro de espessura até 1mm.  A principal função do calibre de folgas é medir o espaço existente entre 2 elementos físicos.

Aplicações comuns:

As aplicações mais comuns no dia a dia de uma oficina mecânica é a medição da distância entre os eletrodos de velas de ignição, conhecido como gap, além da medição de folga das válvulas em motores que exigem este tipo de regulagem. Também é possível realizar a medição de folgas do virabrequim, anéis dos segmentos de pistões e empenamentos diversos.

Outro segmento que vem utilizando bastante o calibrador de folga, é a impressão 3D. Impressoras que trabalham com a tecnologia FDM, precisam ter uma distância exata entre a mesa de impressão e o bico que deposita o material, com isso o calibre de folga pode auxiliar na hora de ajustar a distância exata.

Para verificar folga de rolamentos e sistemas de rolagens, o calibrador de folga Skf geralmente é buscado nessas ocasiões, já que a SKF é líder mundial no segmento de rolamentos.

Calibrador de folga, como usar:

Para se utilizar esse instrumento é extremamente simples, basta apenas inserir a lâmina no espaço entre os pontos físicos e verificar qual delas se encaixa melhor, para assim verificar qual a espessura da lâmina utilizada. Com isso você já consegue precisamente o espaço entre os pontos.

Um fator muito importante na hora da utilização é a posição da lâmina. Nunca deixe ela torta, pois pode acarretar uma medição imprecisa.

Veja abaixo uma foto exemplificando essa utilização:

Exemplo de um calibre de folga sendo utilizado.

Cuidados com o seu calibrador de folga:

Apesar de ser um instrumento extremamente simples, é sempre bom manter alguns cuidados para garantir a durabilidade e precisão da medição. Veja nossas dicas abaixo:

  1. Sempre limpe o calibre de folgas após o uso, e caso seja solicitado pelo fabricante também lubrifique antes de guardá-lo. Em determinados ambientes de trabalho, é possível que o seu calibrador de folgas possa sujar com óleo, graxa, aditivo e pior, agarrar pequenos grãos e detritos. Garanta a limpeza das lâminas com cuidado, não utilize nada abrasivo como lixas ou esponjas de aço. Com o tempo elas podem acabar desgastando o seu instrumento e você pode perdê-lo permanentemente.
  2. Não deixe em locais úmidos ou em contato com produtos químicos. Apesar de existir modelos cromados e inox que possuem maior resistência a corrosão, ainda sim é bom evitar esse tipo de situação.
  3. Nunca dobre a lâmina. Em alguns casos o acesso para realizar a medição pode ser restrito e você pode ficar tentado dobrar ou amassar a lâmina de alguma forma, para entrar no local que precisa. Isso vai acabar inutilizando o seu calibre de folgas, mesmo que você tente retroceder para o estado inicial, ele já perdeu sua precisão. Para esse tipo de necessidade existem os calibres de folga curvos.
  4. Evite choques e pancadas. Existem diversas lâminas bem finas, que podem sofrer empenamento facilmente. Tome cuidado com quedas.

Quais as melhores Marcas?

Aqui na Cofermeta você encontra diversas marcas de calibradores de folga. Vamos listar as marcas mais procuras e que possuem ótima qualidade.

Para conferir os modelos, clique no botão abaixo e veja em nosso site.

Para encerrar, vamos deixar um vídeo que temos em nosso canal do Youtube, falando sobre calibres de folga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *